Da identidade profissional, saberes docentes e princípios formativos na licenciatura em Ciências Biológicas: um foco no Parfor

Identidad profesional, saberes docentes y principios de formación en la licenciatura en Ciencias Biológicas: un enfoque en el Parfor

Autores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, vinculado ao Parfor de uma IES pública do norte do Brasil. A centralidade do estudo deu-se nas aproximações da formação a partir das temáticas:  saberes docentes e princípios formativos de professores em exercício. Com isso, busca-se compreender como as estruturas, que formam o campo do currículo do curso da formação inicial desse professor em exercício, influenciam na sua identidade profissional docente. Infere-se que existe a necessidade desses cursos de formação considerarem os saberes experienciais dos professores em exercício. Estes deveriam ser parte significativa no processo formativo, que precisa ser reconhecida e explicitada na proposta curricular da instituição, como integrante da formação a ser propiciada. Considerando a construção dos currículos desses cursos, sendo estes voltados para a produção do conhecimento que possa transformar a realidade em que vivem, incluindo a pesquisa como princípio formativo, como uma das bases da identidade profissional docente.

Palavras-chave: Formação inicial; Identidade; Saberes docentes.

 

Resumen

La investigación tuvo como objetivo analizar la propuesta pedagógica de la Licenciatura en Ciencias Biológicas, vinculada al Parfor de una IES pública del norte de Brasil. La centralidad del estudio ocurrió en las aproximaciones de la formación a partir de los temas: saberes docentes y principios formativos de los profesores en la práctica. Con ello, buscamos comprender cómo las estructuras que configuran el campo curricular del curso de formación inicial de este docente titular influyen en su identidad profesional docente. Se infiere que existe la necesidad de que estos cursos de formación consideren el conocimiento experiencial de los docentes en activo. Estos deben ser parte significativa del proceso formativo, lo que debe ser reconocido y explicitado en la propuesta curricular de la institución, como parte de la formación a impartir. Considerando la construcción de los planes de estudio de estos cursos, que se orientan a la producción de conocimientos capaces de transformar la realidad en que viven, incluyendo la investigación como principio formativo, como una de las bases de la identidad profesional docente.

Palabras clave: Formación inicial; Identidad; Enseñanza del conocimiento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene da Silva Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação de Educação para Ciências e a Matemática da de Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora das Secretarias de Educação Municipal e Estadual do Amazonas. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4054-5211.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4409578235549199. E-mail: edilenesouza40@gmail.com.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação de Educação. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4631-1245. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7642081335847897. E-mail:  vfmsouza@uem.br

Sidilene Aquino de Farias , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Química.  Professora da Universidade Federal do Amazonas/ PPG em Química/ICE/UFAM. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3866-207X.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6974383103784984. Email: sfarias@ufam.edu.br.

Downloads

Publicado

29/05/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • pdf downloads: 55

Como Citar

DA SILVA SOUZA, E.; MATIAS DE SOUZA, V. de F.; AQUINO DE FARIAS , S. Da identidade profissional, saberes docentes e princípios formativos na licenciatura em Ciências Biológicas: um foco no Parfor: Identidad profesional, saberes docentes y principios de formación en la licenciatura en Ciencias Biológicas: un enfoque en el Parfor. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6234. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos