Educação Profissional no Brasil: elementos históricos da mercantilização do ensino público

Educación Profesional en Brasil: elementos históricos de la mercantilización de la enseñanza pública.

Autores

Resumo

Face ao debate atual acerca das transformações impostas ao Ensino Médio, elegemos como objetivo deste estudo identificar os principais elementos que explicam o fato de o Ensino Médio ser dividido, historicamente, entre propedêutico e profissionalizante. A investigação em foco expõe, portanto, uma pesquisa bibliográfica e documental e admite como referencial teórico-metodológico a crítica marxista. Refletir o contraditório histórico do desenvolvimento do ensino médio em relação dialética com a Educação Profissional é fundamental para deslindar os elementos que contornam o fenômeno da dicotomia educacional. Por meio da histórica contradição existente entre o EM e a EP, aclarar-se-á os elementos constitutivos que, por seu caráter ontológico, contribuem com a explicação do fenômeno da mercantilização e precarização da educação.

Palavras-chave: Ensino Médio; Educação Profissional; Dicotomia Educacional.

 

Resumen

Ante el actual debate sobre las transformaciones impuestas en la enseñanza media, nuestro objetivo en este estudio es identificar los principales elementos que explican el hecho de que la enseñanza media se haya dividido históricamente en propedéutica y profesionalizante. La investigación en cuestión se basa en una investigación bibliográfica y documental y utiliza como referencia teórico-metodológica la crítica marxista. Reflexionar sobre la contradicción histórica del desarrollo de la enseñanza media en relación dialéctica con la educación profesional es fundamental para desentrañar los elementos que rodean el fenómeno de la dicotomía educativa. A través de la histórica contradicción existente entre la enseñanza media y la educación profesional, se aclararán los elementos constitutivos que, por su carácter ontológico, contribuyen a la explicación del fenómeno de la mercantilización y precarización de la educación.

Palabras clave: Educación Secundaria; Educación Profesional; Dualidad Educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação e Ensino pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Professora Efetiva da Rede Pública de Educação Básica do município de Quixadá, no estado do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). E-mail: sousalays7@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1941-8461

 

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE), Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio doutoral na Universidade do Porto (UP) e Estágio Pós-Doutoral em Estética na Universidad Complutense de Madrid (UCM). É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). E-mail: deribaldo.santos@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7915-0885

Maria Escolástica de Moura Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE, área de Fundamentos Históricos e Culturais da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFPI, linha Formação Humana e Processos Educativos. E-mail: escol.santos@ufpi.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3407-9496

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 231
  • pdf downloads: 103

Como Citar

SANTOS, L. de S.; GOMES DOS SANTOS, J. D.; DE MOURA SANTOS, M. E. Educação Profissional no Brasil: elementos históricos da mercantilização do ensino público: Educación Profesional en Brasil: elementos históricos de la mercantilización de la enseñanza pública. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6168. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos