A constituição da autoria profissional docente: revelações do saber-fazer de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental

La constitución de la autoría profesional docente: revelaciones del saber hacer de una docente del 4º año de la Enseñanza Fundamental

Autores

Resumo

Esta pesquisa investigou a autoria profissional no saber-fazer de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, em Soure/PA, ancorando-se na abordagem dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2011 [1979]). Constituiu-se como etnográfica-colaborativa e natureza qualitativa. Para a análise, balizou-se o conceito de autoria profissional docente a partir das categorias: responsabilidade ética (BAKHTIN, 2011[1979]) e concepções do saber (TARDIF, 2014). Os resultados apontaram como elementos da autoria docente: responsabilidade ética e consideração do outro (BAKHTIN, 2011 [1979]); consciência do inacabamento e assunção da relação teoria e prática (FREIRE, 2017); aula como ato político responsável (GERALDI, 2015); valoração (VOLÓCHINOV, 2019 [1926]); intersecção de saberes - culturais e científicos; refração da identidade cultural e da aula; avaliação e reformulação; estranhamento do próprio fazer docente; consciência da mudança do próprio fazer docente; experimento como reconfiguração da prática.

Palavras-Chave: Autoria Profissional Docente; Saber Docente; Fazer Docente.

 

 

Resumen

Esta investigación investigó la autoría profesional en el saber hacer de una profesora del 4º año de la Enseñanza Fundamental, en una escuela pública, en Soure/PA, a partir del abordaje dialógico del lenguaje (BAKHTIN, 2011 [1979]). Se constituyó como de carácter etnográfico-colaborativo y cualitativo. Para el análisis, el concepto de autoría profesional docente se basó en las categorías: responsabilidad ética (BAKHTIN, 2011[1979]) y concepciones de conocimiento (TARDIF, 2014). Los resultados mostraron como elementos de la autoría docente: la responsabilidad ética y la consideración del otro (BAKHTIN, 2011 [1979]); conciencia de la incompletud y asunción de la relación entre teoría y práctica (FREIRE, 2017); la clase como acto político responsable (GERALDI, 2015); valoración (VOLÓCHINOV, 2019 [1926]); intersección de saberes - culturales y científicos; refracción de la identidad cultural y del aula; evaluación y reformulación; extrañamiento de la enseñanza misma; conciencia del cambio en la enseñanza misma; El experimento como reconfiguración de la práctica.

Palabras clave: Autoría Profesional Docente; Profesor de conocimiento; Hacer Maestro.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Missilene Silva Barreto, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Especialista em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA). Mestra em Letras (PROFLETRAS/UFPA). Doutoranda em Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa Ensino-Aprendizagem e Culturas, Modelos e Ações (PPGL/UFPA). Professora da rede pública estadual de ensino (SEDUC/PA) desde 2009. Atualmente, exerce a função de professora formadora no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR/SEDUC/PA). Integra o Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização, Letramentos, Práticas e Linguagens Docentes na Amazônia (CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0107-9801. E-mail: missilenebarreto@gmail.com.

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA) e em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Mestra em Linguística (PPGL/UFPA). Doutora em Educação (PPGED/UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Possui experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu). Atualmente, é Professora-Adjunto IV da UFPA (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). É docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha de Ensino e aprendizagem, do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). É líder do Grupo de estudo e pesquisa Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia (CNPq). Coordena o Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5750-5868. E-mail: irodrigues@ufpa.br.

 

Downloads

Publicado

27/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • pdf downloads: 127

Como Citar

SILVA BARRETO, M.; FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES, I. C. A constituição da autoria profissional docente: revelações do saber-fazer de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental: La constitución de la autoría profesional docente: revelaciones del saber hacer de una docente del 4º año de la Enseñanza Fundamental. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6119. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos