O atendimento educacional especializado como ferramenta de autonomia e independência da pessoa com deficiência visual

Specialized educational service as a tool of autonomy and independence of the visually impaired person

Autores

Resumo

O artigo se refere ao Atendimento Educacional Especializado – AEE na Rede Municipal de Ensino de Manaus-AM. Objetivou-se discutir como o AEE pode se tornar uma ferramenta de autonomia e independência para a pessoa cega ou com baixa visão. Em uma abordagem qualitativa, analisou-se a legislação do AEE e a ocorrência desse atendimento em Manaus. As autoras relatam ainda, os resultados e a evolução de 03 estudantes do Programa de Intervenção Pedagógica para estudantes com Deficiência Visual – PIPEDV. Contudo, o estudo apontou que urge um maior investimento na formação continuada de professores e em recursos de tecnologia assistiva, pois, com as ferramentas adequadas os estudantes cegos ou com baixa visão terão acesso a uma Educação Inclusiva rumo à emancipação humana.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Estudantes cegos ou com baixa visão.

 

Abstract

The article refers to the Specialized Educational Service – AEE in the Municipal Education Network of Manaus-AM. The objective was to discuss how the AEE can become a tool of autonomy and independence for the blind or low vision person. In a qualitative approach, the AEE legislation and the occurrence of this service in Manaus were analyzed. The authors also report the results and the evolution of 03 students of the Pedagogical Intervention Program for students with Visual Impairment – PIPEDV. However, the study pointed out that there is an urgent need for greater investment in the continuing education of teachers and in assistive technology resources, because, with the appropriate tools, blind or low vision students will have access to Inclusive Education towards human emancipation.

Keywords: Inclusive Education. Specialized Educational Services. Students who are blind or have low vision.

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Biografia do Autor

Cátia de Lemos, SECRETERIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMED/MANAUS/AM

Profª. Drª em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pesquisadora do CNPq no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial – NEPPD/FACED/UFAM. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Manaus – AM, atuando no Complexo Municipal de Educação Especial com intervenção pedagógica para estudantes cegos ou com baixa visão. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0714-9900. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1107294537559745. E-mail: catia_lemos77@hotmail.com.

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Profª Drª. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD/FACED/UFAM. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4776-2155. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5590755531194676. E-mail: profalmerinda@hotmail.com

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

DE LEMOS, C.; DE SOUZA MATOS, M. A. O atendimento educacional especializado como ferramenta de autonomia e independência da pessoa com deficiência visual: Specialized educational service as a tool of autonomy and independence of the visually impaired person. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6116. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos