A educação no governamento dos corpos: empreendedorismo e projeto de vida

Education in the governance of bodies: entrepreneurship and life project

Autores

Resumo

Este ensaio teórico aborda o tema Cultura do Empreendedorismo, Projeto de Vida e gestão de si. Objetivou analisar como o Projeto de vida alinha-se ao empreendedorismo, direcionando as formas de governo de si. Partiu-se do seguinte questionamento: o que temos feito de nós mesmos sob as formas de governo da vida? O debate acadêmico sobre Projeto de Vida ancora-se em princípios provenientes do mercado neoliberal, priorizando a formação de indivíduos economicamente produtivos, porém, politicamente submissos e dóceis. A discussão ocorreu em torno do papel desempenhado pela racionalidade pedagógica empreendedora no direcionamento das formas de governo de si. A crítica de Foucault surgiu como referencial capaz de apresentar criticamente os limites dos dispositivos neoliberais que inserem a Educação nas diretrizes da produtividade e da governamentalidade.

Palavras-chave: Desempenho; Empreendedorismo; Governamentalidade.

 

AbstractThis paper deals with the Project of Life, self-management and the culture of entrepreneurship. Our objective is to analyze how the Project of Life  is associated with the culture of entrepreneurship. From that, we raise the following question: What have we made of ourselves under the control forms of life? We believe that the academic debate on the Project of Life is grounded in principles from the neoliberal market, prioritizing the formation of economically productive individuals, whose are, however, politically submissive and docile. Thus, we intend to discuss the role played by entrepreneurial pedagogical rationality in directing the forms of self-government. To develop our criticism, we adopt an analytical standpoint from Foucault's thoughts, which emerges as a theoretical framework capable of presenting the limits of neoliberal devices that place Education in the guidelines of productivity and effectiveness.

Keywords: Performance; Entrepreneurship; Governmentality.

 

 

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Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP. Psicanalista clínico pela Escola de Psicanálise de Curitiba. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, Metodologias de Ensino, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas Públicas, Avaliação, Formação de Professores, Ética, Cidadania, Novas Tecnologias, Inclusão Escolar, Transtornos do desenvolvimento, Currículo Escolar. No Mestrado em Educação desenvolveu o tema das Novas Tecnologias e sua relação com a (semi) formação na perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. No Doutorado em Educação desenvolveu a temática do "fenômeno" mal-estar docente como resultado da impossibilidade de se ter experiência (Erfahrung) no tempo presente. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa "Valores, Educação e Formação de Professores" coordenado pelo prof. Dr. Divino José da Silva. Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - campus de Presidente Prudente/SP atuando na pós-graduação e na graduação presencial e EAD, ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Ambiental; Psicopedagogia , Psicologia da Educação; História da Educação l; História da Educação ll, Filosofia da Educação, Seminários Integrados e Currículo e Escola, além de orientar Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de Sexualidade e Educação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Bullying, TDAH, Infância, Ludicidade, Políticas Públicas e Formação Docente. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da FACLEPP/UNOESTE e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEEX) da mesma Instituição. Como atividades de pesquisa, é parecerista técnico-científico ad hoc da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI/UNOESTE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Revista Científica Colloquium Humanarum/UNOESTE, da Revista Contexto e Educação da UNIJUÍ, da Revista Educação e Pesquisa (Revista da Faculdade de Educação da USP), além de outras revistas científicas. É revisor do Periódico Guia do Estudante da Editora Abril.

 E-mail: ademirmanfre@yahoo.com.br. Orcid:    https://orcid.org/0000-0002-2067-4657.

 

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

MANFRÉ, A. H. A educação no governamento dos corpos: empreendedorismo e projeto de vida: Education in the governance of bodies: entrepreneurship and life project. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6108. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos