Desafios ao processo de inclusão escolar no colégio militar de Curitiba: com a palavra os estudantes

Challenges to the school inclusion process at Military School in Curitiba: students speaking

Autores

Resumo

Conhecer e analisar as percepções iniciais dos estudantes do Colégio Militar de Curitiba (CMC) em relação ao processo de inclusão é o objetivo deste trabalho. A metodologia utilizada para a produção de dados tem caráter qualitativo, pautada em estudo de campo desenvolvido com estudantes público-alvo da educação especial que recebem atendimento educacional especializado no CMC, utilizando-se da estratégia de grupos de trabalho temáticos (GTT). Como ferramenta metodológica interpretativa para o tratamento dos dados produzidos no ato dialógico utilizamos a Análise Dialógica do Discurso (ADD), que se baseia nos fundamentos teóricos da perspectiva bakhtiniana. Constatamos a predominância do discurso e práticas meritocráticas na percepção dos estudantes como desafio para a efetivação de uma educação inclusiva para os estudantes público-alvo da educação especial.

Palavras-chave: Colégio Militar de Curitiba; Inclusão Escolar; Atendimento Educacional Especializado.

 

Abstract

To know and analyze the initial perceptions of the students of the Military College of Curitiba (CMC) in relation to the inclusion process is the objective of this work. The methodology used for the production of data is qualitative, based on a field study developed with students target audience of Special Education who receive Specialized Educational Assistance in the CMC, using the strategy of thematic working groups (GTT) with students of this institution. As an interpretive methodological tool for the treatment of the data produced in the dialogical act, we will use Dialogical Discourse Analysis (ADD), which is based on the theoretical foundations of the Bakhtinian perspective. We note the predominance of discourse and meritocratic practices in the perception of students as the challenge m in order to have an effective inclusive school for the target audience of students with special needs.

Keywords: Military school in Curitiba; Inclusive Education; Specialized Educational Assistance.

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Biografia do Autor

Cheila Dionisio de Mello, UFPR

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná - Campus de Palmas. Pós-graduação em Neuropsicopedgogia e Educação Especial Inclusiva, pelo CENSUPEG e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Santa Cruz. Com experiência profissional na área de Educação Infantil, Anos Iniciais, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, Pedagoga da Seção de Atendimento Educacional Especializado do Colégio Militar de Curitiba e membro da Equipe Multidisciplinar. Mestre em Educação pela UFPR, na Linha de Pesquisa Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdade Social.

E-mail: falarcomcheila@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2170-3752

 

 

 

Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2003); Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (1998); Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Paraná (1992); Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1988). Professora do Setor Ciências Humanas/ Coordenação do Curso de Graduação em Letras Libras (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR - PPGE/UFPR. Pesquisadora na área de Educação Especial, Educação Bilíngue para Surdos e Letramento/Ensino de português como segunda língua para surdos.

E-mail: suelifsol@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1349-7004

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

DIONISIO DE MELLO, C.; DE FÁTIMA FERNANDES, S. Desafios ao processo de inclusão escolar no colégio militar de Curitiba: com a palavra os estudantes: Challenges to the school inclusion process at Military School in Curitiba: students speaking. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6011. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

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Artigos