Inclusão de aluna com Síndrome de Aicardi Goutiéres nas aulas de Música: um estudo de caso

Inclusion of a student with Aicardi Goutiéres Syndrome in Music classes: a case study

Autores

Resumo

O estudo visa refletir sobre as experiências de lecionar Música para uma aluna com Síndrome de Aicardi Goutiéres. A pesquisa é um estudo de caso que tem como campo uma Escola de Ensino Fundamental da Serra Gaúcha. Os dados foram oriundos da observação e do convívio direto, além do diário de campo. Os resultados mostraram as dificuldades e o desconhecimento do professor sobre a deficiência da aluna, além da necessidade de adaptação de atividades e da presença do mediador nas aulas. Verificou-se a importância de conhecer as características inerentes à deficiência, às limitações e às capacidades da aluna para realizar adaptações de acordo com as necessidades desta e a troca de informações com mediadores, visando a melhor didática de ensino/aprendizagem. É fundamental compreender as capacidades e as limitações dos alunos com deficiência para promover a inclusão e a aceitação das diferenças em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino inclusivo; Alunos com deficiência; Música.

 

Abstract

The study aims to reflect on the experiences of teaching Music to a student with Aicardi Goutiéres Syndrome. The research is a case study that has as its field an Elementary School in Serra Gaúcha. The data came from observation and direct contact, in addition to the field diary. The results showed the teacher's difficulties and lack of knowledge about the student's disability, in addition to the need to adapt activities and the presence of the mediator in the classes. It was verified the importance of knowing the characteristics inherent to the disability, the limitations and the abilities of the student to make adaptations according to her needs and the exchange of information with mediators, aiming at the best didactics of teaching/learning. Understanding the capabilities and limitations of students with disabilities is critical to promoting inclusion and acceptance of differences in the classroom.

Keywords: Inclusive education; Students with disabilities; Music.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Renan Kich, Universidade Feevale

Professor da rede pública municipal. Graduado em Música (ISEI - Instituto Superior de Educação Ivoti) e Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento Científico no Grupo de Pesquisa em Design junto à usuários de cadeira de rodas, na Universidade Feevale, RS.

E-mail: tigokich@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5910-1955

Michele Barth, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, graduada em Design pela Universidade Feevale. Pós-doutoranda em saúde e inclusão social e integrante do Grupo de Pesquisa em Design junto à usuários de cadeira de rodas, na Universidade Feevale, RS.

E-mail: mibarth@feevale.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8066-5712

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS), Especialista em Saúde e Trabalho (UFRGS/CEDOP) e graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale. Professora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na Universidade Feevale, RS.

E-mail: jacinta@feevale.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9904-4710

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 107
  • pdf downloads: 51

Como Citar

KICH, R. R.; BARTH, M.; SIDEGUM RENNER, J. Inclusão de aluna com Síndrome de Aicardi Goutiéres nas aulas de Música: um estudo de caso: Inclusion of a student with Aicardi Goutiéres Syndrome in Music classes: a case study . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5972. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos