Representações sociais de trabalho pedagógico por professores no Atendimento Educacional Especializado

Social representations of pedagogical work by teachers in Specialized Educational Service

Autores

  • Tania Mara Pereira Linhares de Oliveira taniamara.linhares@hotmail.com
    Prefeitura Municipal de São João de Meriti e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0001-6924-8790
  • Rita de Cássia Pereira Lima ritaplima2008@gmail.com
    Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Helenice Maia Gonçalves helemaia@uol.com.br
    https://orcid.org/0000-0002-1169-9051

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar representações sociais de trabalho pedagógico em Salas de Recursos Multifuncionais por professores do Atendimento Educacional Especializado. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais e foi realizado em Duque de Caxias (RJ). Os dados foram gerados por meio de questionário on-line e 14 professores aceitaram participar. O material foi analisado com apoio da análise de conteúdo e quatro temas-chave foram identificados: “acesso ao trabalho no AEE”; “práticas pedagógicas na SRM”; “Plano Educacional Individualizado (PEI)”; “expectativas do trabalho pedagógico na SRM”. Representações sociais sobre esse objeto sugerem que a afetividade organiza os discursos. O estudo contribuiu para (re)pensar o trabalho desenvolvido por professores em um contexto específico, chamando a atenção para a necessidade constante de afetividade e de formação continuada.

Palavras-chave: Representações Sociais; Afetividade; Atendimento Educacional Especializado.

 

Abstract

The study aimed to investigate social representations of pedagogical work in Multifunctional Resource Rooms by teachers of the Specialized Educational Service (SES). It was based on the Theory of Social Representations and was held in Duque de Caxias (RJ). Data were generated through an online questionnaire and 14 teachers agreed to participate. The material was analyzed with the support of content analysis and four key themes were identified: "access to work in the AEE (Specialized Educational Service (SES)"; "pedagogical practices in the Multifunctional Resource Rooms (MRR)"; "Individualized Educational Plan (PEI) or (IEP)"; "expectations of pedagogical work in the MRR". Social representations of this object suggest that affectivity organizes discourses. The study contributed to (re)think the work developed by teachers in a specific context, drawing attention to the constant need for affection and continuing education.

Keywords: Social Representations; Affectivity; Specialized Educational Service.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Mara Pereira Linhares de Oliveira, Prefeitura Municipal de São João de Meriti e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação (UNESA), Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São João de Meriti e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. E-mail: taniamara.linhares@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6924-8790

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutorado em Educação pela Université René Descartes – Paris V, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – RJ.  E-mail: ritaplima2008@gmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3055-4915

Helenice Maia Gonçalves

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – RJ. E-mail: helemaia@uol.com.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1169-9051

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 55
  • pdf downloads: 54

Como Citar

PEREIRA LINHARES DE OLIVEIRA, T. M.; PEREIRA LIMA, R. de C.; MAIA GONÇALVES, H. Representações sociais de trabalho pedagógico por professores no Atendimento Educacional Especializado: Social representations of pedagogical work by teachers in Specialized Educational Service . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5945. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos