Da Fazenda Modelo ao Patronato: o ensino agrícola no Espírito Santo (1909-1933)

From the Fazenda Modelo to the Patronato: agricultural education in Espirito Santo (1909-1933)

Autores

Resumo

O presente artigo analisa o debate sobre o ensino agrícola na imprensa do Espírito Santo durante as primeiras décadas do século XX, identificando discursos e outros tipos de publicações relacionadas à formação para o trabalho na agricultura. Nesse sentido, examinaremos a criação de duas instituições pelo governo estadual: a Fazenda Modelo, fundada em 1909, e o Patronato Agrícola, de 1933. Além dos traços principais dessas iniciativas, os jornais locais trazem um conjunto de informações que nos permitem o estudo do objeto em tela em sua interface com problemas que ainda perduram na realidade brasileira. Assim, apesar dos discursos que lhes justificam, tais instituições assumem um papel correcional e assistencialista, operando mais no sentido da internação e do controle social do que propriamente como processo de atualização tecnológica que serviria como impulso econômico.

Palavras-chave: Ensino agrícola; Fazenda Modelo; Patronato Agrícola.

 

 

Abstract

This article analyzes the debate on agricultural education in the Espirito Santo press during the first decades of the 20th century, identifying discourses and other types of publications related to training for work in agriculture. In this sense, we will examine the creation of two institutions by the state government: Fazenda Modelo, founded in 1909, and Patronato Agricola, from 1933. In addition to the main features of these initiatives, local newspapers bring a set of information that allow us to study of the object in its interface with problems that still persist in the Brazilian reality. Thus, despite the discourses that justify them, these institutions assume a correctional and assistentialist function, operating more in the sense of hospitalization and social control than as a process of technological updating that would serve as an economic impulse.

Keywords: Agricultural education; Fazenda Modelo; Patronato Agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Santos Conde, Instituto Federal do Espírito Santo

Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. Licenciado e mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Núcleo de Memória do IFES, campus Santa Teresa. E-mail: bruno.conde@ifes.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3805-6216.

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagogo e Mestre em Educação pela UFES, Doutor e pós-doutor pela UFF. Professor Associado II do DEPS-UFES, Membro do PPGE-UFES e GETAE (LAGEBES). Representa o Centro de Educação no conselho de ensino e pesquisa da UFES e Coordena o GT 09 "Trabalho e Educação" da anped. Atua nos grupos Neddate (UFF), THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) "EM pesquisa" (UNICAMPI-UFPR). Autor do livro "Trabalho e Educação no Brasil: da formação para o mercado ao mercado da formação". E-mail: marcelo.lima@ufes.br.   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7448-8366

 

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 64
  • pdf downloads: 26

Como Citar

SANTOS CONDE, B.; LIMA, M. Da Fazenda Modelo ao Patronato: o ensino agrícola no Espírito Santo (1909-1933): From the Fazenda Modelo to the Patronato: agricultural education in Espirito Santo (1909-1933). Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5943. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos