Altas habilidades/superdotação: algumas reflexões sobre a evolução desse conceito e os mitos e as crenças que o acompanham
High skills/giftedness: some reflections on the evolution of this concept and the myths and beliefs that accompany it
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender o conceito de altas habilidades/superdotação (AH/SD) presente na literatura em âmbito nacional e internacional e os mitos e as crenças que surgiram ao longo da história vinculados a ele. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza descritiva. As leituras evidenciaram que não existe uma definição aceita universalmente, uma vez que o conceito de AH/SD varia de acordo com a cultura de um povo, sendo, também, modificado ao longo da história. Contudo, os autores entram em consenso no que se refere à necessidade de diagnóstico precoce e de um ensino diferenciado para esses dicentes. Chegamos à conclusão de que os mitos são nocivos e precisam ser erradicados para que esse público-alvo da Educação Especial tenha um ensino de qualidade, conforme preconizam as legislações brasileiras.
Palavras-chaves: Altas habilidades/superdotação (AH/SD); Mitos; Educação.
Abstract
The aim of this paper was to comprehend the concept of high skills/giftedness existing in national and international literature and the myths and beliefs that have emerged throughout history linked to it. Therefore, we made out a bibliographic research, of a descriptive nature. The readings showed that there is no universally accepted definition, once the concept of high skills/giftedness changes according to the culture of the people, being also modified throughout history. However, the authors reach a consensus regarding the need for early diagnosis and differentiated teaching for these students. We draw the conclusion that myths are harmful and need to be eradicated so that this Special Education target public has a quality education, as recommended by Brazilian legislation. L
Keywords: High skills/giftedness; Myths; Education.
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