Inclusão e o Programa Residência Pedagógica: significações de licenciandas sobre a inclusão do público-alvo da educação especial

Inclusion and the Pedagogical Residency Program: undergraduates' significations about the inclusion of special education target audience

Autores

  • Samara Cavalcanti da Silva samara.melo@uneal.edu.br
    Universidade Estadual de Alagoas
  • Neiza Fumes neiza.fumes@iefe.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

O presente artigo objetiva apreender as significações acerca da inclusão apresentada pelas licenciandas participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), no âmbito da Pandemia (Covid-19). Para tanto, a pesquisa foi do tipo colaborativa, com quatorze participantes do PRP, vinculadas ao curso de Licenciatura em Pedagogia de Universidade Pública Estadual do Nordeste, com a realização de entrevistas iniciais, durante o mês de dezembro de 2021. O corpus foi construído com base na entrevista semiestruturada, pautada em uma perspectiva teórica da sócio-histórica e nos núcleos de significação (NS). Assim, evidencia-se que as residentes possuem significações que focalizam a perspectiva clínica da pessoa com deficiência, bem como a naturalização e a invisibilidade, diante dos processos de exclusão vivenciados pelas crianças com deficiência no âmbito da pandemia (Covid-19).

Palavras-chave: Covid-19; Pandemia; Exclusão.

 

Abstract

This article aims to apprehend the meanings of the inclusion presented by the participating students from the Pedagogical Residency Program (PRP), considering the Pandemic (Covid-19) context. Therefore, this collaborative research was carried out with fourteen students of the Teaching Degree in Pedagogy course, who are PRP participants of a Public State University in the Northeast of Brazil, with initial interviews during December 2021. The corpus was constructed based on the semi-structured interview, from a theoretical perspective of the socio-historical and signification (NS) nuclei. Thus, it is evident that the residents have significations that focus on the clinical perspective of the disabled person, as well as naturalization and invisibility, in the face of the processes of exclusion experienced by children with disabilities in the pandemic (Covid-19) context.

Keywords: Covid-19; Pandemic; Exclusion.

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Biografia do Autor

Samara Cavalcanti da Silva , Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). São João/Pernambuco/Brasil. E-mail: samara.melo@uneal.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8902-1507.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

CAVALCANTI DA SILVA , S.; DE LOURDES FREDERICO FUMES, N. Inclusão e o Programa Residência Pedagógica: significações de licenciandas sobre a inclusão do público-alvo da educação especial: Inclusion and the Pedagogical Residency Program: undergraduates’ significations about the inclusion of special education target audience. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5911. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos