Estudo de revisão sobre educação inclusiva para crianças com TEA na perspectiva histórico-cultural

Review study about the inclusive education for children with ASD in the cultural-historical perspective

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o que postulam os artigos brasileiros sobre o processo de ensino de crianças com TEA a partir da perspectiva histórico-cultural, entre os anos de 201o e 2021, realizados no âmbito educacional. Os estudos foram selecionados na plataforma de periódicos da CAPES e SciELO, com os descritores: (a) “ensino, TEA, histórico-cultural”; (b) “autismo na perspectiva histórico-cultural”; (c) “cultura e autismo”. A pesquisa foi de análise qualitativa, com revisão bibliográfica integrativa. As principais práticas abordadas foram: a interação social e dialógica com os pares ou adultos; o brincar, a imaginação e os jogos simbólicos; o trabalho compartilhado e colaborativo; as práticas de aceitação e respeito às diferenças; a linguagem oral e escrita, as expressões, a autonomia e a alteridade para estudantes no TEA.

Palavras-chave: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Histórico-Cultural.

 

Abstract

The objective of this study was to investigate what Brazilian articles postulate about the teaching process of children with ASD from a cultural-historical perspective, between the years 201o and 2021, carried out in the educational field. The studies were selected in the CAPES and SciELO journals platform, with the descriptors: (a) "teaching, ASD, cultural-historical"; (b) "autism in the cultural-historical perspective"; (c) "culture and autism". The research was of qualitative analysis, with integrative literature review. The main practices addressed were: social and dialogical interaction with peers or adults; playing, imagination and symbolic games; shared and collaborative work; practices of acceptance and respect for differences; oral and written language, expressions, autonomy and otherness for students with ASD.

Keywords: Inclusion; Autistic Spectrum Disorder; Cultural-Historical.

 

 

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Biografia do Autor

Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bolsista CAPES/Demanda Social. Guarapuava-PR, Brasil.

E-mail: paloma.ratuchne@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9129-9057

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Guarapuava-PR, Brasil.

E-mail: anambarby@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4481-2276

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

OLIVEIRA RATUCHNE, P. A.; MACHADO BARBY, A. A. de O. Estudo de revisão sobre educação inclusiva para crianças com TEA na perspectiva histórico-cultural: Review study about the inclusive education for children with ASD in the cultural-historical perspective. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5865. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos