Inclusão Escolar e o Segundo Professor em Santa Catarina: uma análise das políticas educacionais

School Inclusion and the Second Teacher in Santa Catarina: an analysis of educational policies

Autores

Resumo

O estudo é oriundo de uma dissertação de mestrado, está inserido na área de Ciências da Educação, especificamente na temática da inclusão escolar, sobre o trabalho da segunda professora que trabalha com alunos com deficiência. O problema de pesquisa se enquadra em qual é o perfil do segundo professor que atua na rede estadual de Santa Catarina? Buscamos desenvolver um cenário teórico, conceituar educação inclusiva e educação especial com o apoio de Mantoan e Prieto (2006) e Libâneo (2016). Nos aspectos metodológicos, optou-se por uma pesquisa documental, de análise descritiva, cujos documentos oficiais analisados ​​foram: Lei nº 17.143, de 15 de maio de 2017; CEE/SC nº 100, 13 de dezembro de 2016; Política de Educação Especial de Santa Catarina (2018). O campo de estudo foi o sistema educacional de Santa Catarina e o público alvo analisado nos documentos foi o segundo professor. A análise nos deu embasamento para mostrar os aspectos que identificam o perfil do segundo professor, quanto à sua formação, atribuições e restrições.

Palavras-chave:  Segundo Professor; Educação Inclusiva; Educação Especial; Educação Básica; Política Educacional.

 

Abstract

The study comes from a master's dissertation, it is inserted in the area of ​​Educational Sciences, specifically in the theme of school inclusion, on the work of the second teacher who works with students with disabilities. The research problem falls under what is the profile of the second teacher who works in the state network of Santa Catarina? We seek to develop a theoretical scenario to support the research problem, in this way we conceptualize inclusive education and special education with the support of Mantoan and Prieto (2006). In the theoretical and methodological aspects of the research, we opted for a documental, descriptive analytical research, of which the official documents analyzed were: Law No. 17,143, of May 15, 2017; CEE/SC No. 100, December 13, 2016; Santa Catarina Special Education policy (2018). The field of study was the educational system of Santa Catarina, with regard to the aspect of special education and the target audience analyzed in the documents was the second teacher. The analysis gave us the basis to show the aspects that identify the profile of the second teacher, in terms of their training, attributions and restrictions.

Keywords: Second Teacher; Inclusive education; Special education; Basic education; Educational politics.

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Biografia do Autor

Flávia Wagner, UNISUL

Doutora em Educação (USP), mestre em Educação (UFSC) e licenciada em Pedagogia (UFSC). Professora e pesquisadora no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina- PPGE/UNISUL. Lider do Grupo- Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais, certificado pelo diretório de pesquisa do CNPq. E-mail: flavia.wagner@animaeducacao.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0002-5805-3565

 

 

 

Éllen da Silva Rufino dos Reis, UNISUL

Mestranda em Educação (UNISUL), pós graduada em Educação Infanti, Séries Iniciais e Educação Especial (ACE), Interprete de LIBRAS com proficiência pela UFSC, participante do grupo de pesquisa Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais do CNPq. Email: Ellen_rufino@yahoo.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0002-7403-0267.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

WAGNER, F.; DA SILVA RUFINO DOS REIS, Éllen. Inclusão Escolar e o Segundo Professor em Santa Catarina: uma análise das políticas educacionais: School Inclusion and the Second Teacher in Santa Catarina: an analysis of educational policies. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5850. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos