A alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: desafios e práticas no desenvolvimento da leitura e da escrita

Literacy in the 1st and 2nd years of Elementary School: challenges and practices in the development of reading and writing skills

Autores

Resumo

O trabalho busca investigar o ensino e aprendizagem das crianças no processo de alfabetização no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Tenta, ainda, compreender as dificuldades enfrentadas pelas crianças no processo de ensino e aprendizagem acerca da leitura e da escrita, direcionados à aprendizagem da alfabetização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase em leis e documentos vigentes na educação, dentre eles: LDB (1996), CF (1988), BNCC (2018), a PNA (2019), além dos autores: Ferreiro e Teberoski (1985); Gil (2002, 2008); Koch e Elias (2008); entre outros. Os dados obtidos evidenciam que não existe um único método para alfabetizar, mas sim a adequação dos métodos, tendo em vista que cada criança detém seu desenvolvimento e ritmo próprios. Ainda, os dados asseveram a existência de pontos convergentes nas leis e documentos mencionados a respeito da consolidação da alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização; Anos Iniciais; Leitura e Escrita.

 

Abstract:

The work aims to investigate children’s teaching and learning during their alphabetization in the 1st and 2nd year of Elementary School. It also seeks to know the issues faced by children throughout the teaching and learning process of reading and writing, seeking to learning literacy. This is a bibliographic research, with an emphasis on actual laws and documents in education nowadays, for instance: LDB (1996), CF (1988), BNCC (2018), PNA (2019), in addition to some authors: Ferreiro and Teberoski (1985); Gil (2002, 2008); Koch and Elias (2008); and others. The data collected make it clear that there isn’t only one method to alphabetize, but the adequacy of the methods, considering that each child holds his/her own development and rhythm. Furthermore, the data assert the existence of converging points in the laws and documents mentioned regarding the consolidation of alphabetization.

Keywords: Alphabetization; Elementary School; Reading and Writing.

 

 

 

                                                                         

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uilma Pereira Cazuza, Centro Universitário UNIESP

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pelo UNIESP. Graduanda do curso de Bacharelado em Antropologia pela UFPB. É Auxiliar de Secretaria na EEIEFM Cacique Domingos Barbosa dos Santos (Aldeia Jaraguá – Rio Tinto/PB). Desenvolve pesquisas que contemplam as temáticas e/ou áreas de interesse: a) Formação Docente; b) Práticas de Alfabetização; c) Letramentos; d) Formação de Leitores; e) Educação Escolar Indígena; f) Antropologia, com ênfase nos Povos Originários da etnia Potiguara.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2944-3609       E-mail: swilma193@gmail.com

Djanice Marinho de Oliveira, Centro Universitário UNIESP

Doutoranda em Educação – UFPB. Mestre em Educação – UFPE, Especialização em Psicopedagogia – FIP e Educação Inclusiva – UNIPÊ. Licenciada em Pedagogia – UFPB. É professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de João Pessoa; Suporte Pedagógico na Prefeitura Municipal de Conde-PB e Professora dos Cursos de Licenciatura do UNIESP. É membro do grupo de Pesquisa Processos de Ensino-aprendizagem na EJA (GEPPEEJA/UFPB).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7848-6467  E-mail: djanicemarinho984@gmail.com

 

Downloads

Publicado

06/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 400
  • pdf downloads: 277

Como Citar

PEREIRA CAZUZA, U.; MARINHO DE OLIVEIRA, D. A alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: desafios e práticas no desenvolvimento da leitura e da escrita: Literacy in the 1st and 2nd years of Elementary School: challenges and practices in the development of reading and writing skills. Revista Cocar, [S. l.], n. 15, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5751. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos