Educação, comunicação e interatividade no contexto da cibercultura

Education, communication and interactivity in the context of cyberculture

Autores

  • Vanessa Andriani Maria vanessamariaadvs@gmail.com
    UNIT/Sergipe

Resumo

A cibercultura permite a aprendizagem distante, mas disponível, virtual, no entanto, real. A nova interação e socialização promove a troca de informações e a construção coletiva de conhecimento. A partir deste contexto, surge a questão norteadora desta pesquisa: como os aparatos digitais podem favorecer as práticas de ensino na educação formal? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, aponta-se ponderações de caráter inovador das Tecnologias Digitais (TD) e considera-se que é preciso oferecer condições didáticas de qualidade, de formação para o professor sendo indispensável que a escola tenha intimidade com as TD para construir diferentes percursos de aprendizagem.

Palavras-chave: Ciberespaço; Aprendizagem; Ensino.

 

 

Abstract

Cyberculture allows distant but available, virtual yet real learning. The new interaction and socialization promotes the exchange of information and the collective construction of knowledge. From this context, the guiding question of this research arises: how can digital devices favor teaching practices in formal education? Through a bibliographical research, of a descriptive nature, considerations of innovative character of the Digital Technologies (TD) are pointed out and it is considered that it is necessary to offer didactic conditions of quality, of formation for the teacher being indispensable that the school has intimacy with the DTs to build different learning paths.

Keywords: Cyberspace; Learning; Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Andriani Maria, UNIT/Sergipe

Doutorado em Educação em andamento UNIT/SE. Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel (1999). Pós-graduada em Advocacia Trabalhista e Cível pelo UNA (2020); em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Docência do Ensino Superior e em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIASSELVI (2022). Graduada em Pedagogia pela UNIASSELVI (2022). Direito pela ULBRA (2011). Agronomia pela UFSM (1997). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3492-8512 E-mail: vanessamariaadvs@gmail.com

Downloads

Publicado

21/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 211
  • pdf downloads: 125

Como Citar

MARIA, V. A. Educação, comunicação e interatividade no contexto da cibercultura: Education, communication and interactivity in the context of cyberculture. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5641. Acesso em: 17 jul. 2024.