Educação, comunicação e interatividade no contexto da cibercultura
Education, communication and interactivity in the context of cyberculture
Resumo
A cibercultura permite a aprendizagem distante, mas disponível, virtual, no entanto, real. A nova interação e socialização promove a troca de informações e a construção coletiva de conhecimento. A partir deste contexto, surge a questão norteadora desta pesquisa: como os aparatos digitais podem favorecer as práticas de ensino na educação formal? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, aponta-se ponderações de caráter inovador das Tecnologias Digitais (TD) e considera-se que é preciso oferecer condições didáticas de qualidade, de formação para o professor sendo indispensável que a escola tenha intimidade com as TD para construir diferentes percursos de aprendizagem.
Palavras-chave: Ciberespaço; Aprendizagem; Ensino.
Abstract
Cyberculture allows distant but available, virtual yet real learning. The new interaction and socialization promotes the exchange of information and the collective construction of knowledge. From this context, the guiding question of this research arises: how can digital devices favor teaching practices in formal education? Through a bibliographical research, of a descriptive nature, considerations of innovative character of the Digital Technologies (TD) are pointed out and it is considered that it is necessary to offer didactic conditions of quality, of formation for the teacher being indispensable that the school has intimacy with the DTs to build different learning paths.
Keywords: Cyberspace; Learning; Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 290
- pdf downloads: 147