Representação social da saúde por graduandos do curso de licenciatura em educação física

Social representation of health by undergraduates of the degree course in physical education

Autores

Resumo

O presente estudo objetivou identificar e analisar a representação social da saúde pelos graduandos ingressantes e concluintes de curso de licenciatura em Educação Física, numa instituição particular de Ensino Superior, em Fortaleza. Como instrumento, utilizamos um questionário contendo uma questão de livre evocação com o termo indutor “SAÚDE” aplicado a 80 graduandos. O tratamento dos dados coletados foi realizado por meio do software EVOC. Os resultados indicam que a representação social da saúde está ligada numa noção genérica de boa alimentação, bem-estar e a prática de exercícios físicos tanto para os alunos ingressantes quanto para os alunos concluintes. Concluindo, as falas dos sujeitos pesquisados apontam fragilidades acerca do embasamento teórico sobre o objeto saúde em relação aos elementos mais evocados.

Palavras-chave: Saúde; Representação social; Graduação em educação física.

 

Abstract

The present study aimed to identify and analyze the social representation of health with a group of undergraduates, freshmen and senior students, majoring in Physical Education, at a private institution of Higher Education, in Fortaleza. As an instrument, we used a questionnaire containing a freely recalled question with the inducing term “HEALTH” applied to 80 undergraduates. The treatment of the collected data was performed using the EVOC software. The results indicate that the social representation of health is linked to a generic notion of good nutrition, well-being and the practice of physical exercises for both freshmen and senior students. In conclusion, the speeches of the researched subjects point to weaknesses regarding the theoretical basis of the health object in relation to the most evoked elements.

Keywords: Health; Social representation; Graduation in physical education.

 

 

 

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Biografia do Autor

Andrea Cristina da Silva Benevides, Centro Universitário Ateneu

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é coordenadora de Planejamento de Ensino do CENTRO UNIVERSITÁRIO ATENEU, conselheira da comissão de projetos esportivos e paradesportivos incentivados, presidente do conselho regional de educação física do Ceará (CREF5). Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Representações e Práticas Sociais - LARPS. andreasbenevides@terra.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8202-9450

Bruno Viviani dos Santos, Secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ

Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Professor efetivo de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Representações e Práticas Sociais - LARPS. brunoviviani_prof@hotmail.com           

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4982-1021

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

CRISTINA DA SILVA BENEVIDES, A. .; VIVIANI DOS SANTOS, B. Representação social da saúde por graduandos do curso de licenciatura em educação física: Social representation of health by undergraduates of the degree course in physical education. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5636. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos