Fragmentos de precarização do trabalho docente: leituras da formação NORMAL de professoras alagoanas (1932-1959)

Fragmentos de la precariedad del trabajo docente: lecturas de la formación NORMAL de maestras alagoanas (1932-1959)

Autores

  • Hebelyanne Pimentel da Silva hebelyannepimentel@gmail.com
    UFPB

Resumo

A pesquisa resultante nesta escrita, consiste em uma análise as produções de Rosália Sandoval e Maria Mariá. Duas professoras normalistas, atuantes em Alagoas durante dois importantes momentos de renovação educacional: 1930 e 1950. As produções, em suas contradições, quando comparadas aos documentos que dizem das Escolas Normais brasileiras, desvelam o modo como essas mulheres fizeram-se educadoras ao tempo que configuraram o processo histórico de precarização do trabalho docente. A investigação fundamenta-se nas observações feitas aos elementos representativos da cultura, em suas influencias na construção das mentalidades, para tanto, faz interagir micro e macro acontecimentos, por meio de inspirações advindas da Micro-história italiana. A maneira como a produção feminina apresenta-se, leva o olhar para o tempo e às formas de ser do magistério, desde às suas propostas de formação.

Palavras-chave: Escola Normal. Precarização do trabalho. Mulheres alagoanas.

 

 

Resumen

La investigación resultante en este escrito consiste en un análisis de las producciones de Rosália Sandoval y Maria Mariá. Dos maestras normalistas, trabajando en Alagoas durante dos momentos importantes de renovación educativa: 1930 y 1950. Las producciones, en sus contradicciones, cuando se comparan con los documentos que dicen sobre las Escuelas Normales brasileñas, revelan la forma en que estas mujeres se convirtieron en educadoras mientras configuró el proceso histórico de precariedad del trabajo docente. La investigación se basa en las observaciones realizadas a los elementos representativos de la cultura, en sus influencias en la construcción de mentalidades, para ello, hace interactuar micro y macro acontecimientos, a través de inspiraciones provenientes de la Microhistoria italiana. La forma en que se presenta la producción femenina da una mirada a la época y los modos de ser de la profesión docente, desde sus propuestas formativas.

Palabras clave: Escuela Normal. Precariedad del trabajo. Mujeres del Alagoas.

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Biografia do Autor

Hebelyanne Pimentel da Silva, UFPB

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora vinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/PB e ao grupo HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES E DOS INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (PUC/SP). No mais, colabora com o LABORATÓRIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA (LAPPEHis), e encontra-se associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atua, sobretudo, nos temas: Formação de Professores, Intelectualidade, Trajetórias de docentes, literatura, gênero e (Auto)Biografias. E-mail: hebelyannepimentel@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8691-939X

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

PIMENTEL DA SILVA, H. Fragmentos de precarização do trabalho docente: leituras da formação NORMAL de professoras alagoanas (1932-1959): Fragmentos de la precariedad del trabajo docente: lecturas de la formación NORMAL de maestras alagoanas (1932-1959). Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5542. Acesso em: 28 mar. 2024.