Ecologizando saberes: possibilidades para criar ecologias de aprendizagem no devir da pandemia
Ecologizing knowledge: possibilities to create learning ecologies in the becoming of the pandemic
Resumo
Apresentamos um ensaio teórico ecologizando saberes e oferecendo pistas para o redimensionamento da ação educativa, no cenário pós-pandemia. Enfatizamos a necessidade da superação do objetivismo e racionalismo vigente, propondo a visão sistêmica que inclui o sujeito reflexivo e ativo como cocriador da realidade em que vive. Sugerimos que as práticas educativas precisam ser configuradas como uma ecologia cognitiva em que professores e estudantes atuem juntos, cuidando-se mutuamente em contextos criativos para experienciar e aprender. Destacamos que o plano pedagógico que sustenta a concepção e configuração dessa ecologia é fundamental para que ela possa ser um espaço em que os interagentes atuem como elementos ativos e criativos e, assim, inferimos que esse plano precisa ser alicerçado na visão ecossistêmica.
Palavras-chave: Ecologia de Saberes; Prática Educativa; Ecologia de Aprendizagem.
Abstract
We present a theoretical essay ecologizing knowledge and offering clues for the resizing of educational action in the face of the Pandemic experience. We emphasize the need to overcome current objectivism and rationalism, proposing a systemic view that includes the reflective, active subject as co-creator of the reality in which he lives. We suggest that educational practices need to be configured as a cognitive ecology, in which teachers and students work together, taking care of each other in creative contexts to experience and learn. We emphasize that the pedagogical plan that supports the conception and configuration of this ecology is fundamental for it to be a space where interactants build themselves as active and creative elements, and thus we infer that this plan needs to be grounded in the ecosystem vision.
Keywords: Ecology of Knowledge; Educational Practice; Learning Ecology.
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