Ecologizando saberes: possibilidades para criar ecologias de aprendizagem no devir da pandemia

Ecologizing knowledge: possibilities to create learning ecologies in the becoming of the pandemic

Autores

Resumo

Apresentamos um ensaio teórico ecologizando saberes e oferecendo pistas para o redimensionamento da ação educativa, no cenário pós-pandemia. Enfatizamos a necessidade da superação do objetivismo e racionalismo vigente, propondo a visão sistêmica que inclui o sujeito reflexivo e ativo como cocriador da realidade em que vive. Sugerimos que as práticas educativas precisam ser configuradas como uma ecologia cognitiva em que professores e estudantes atuem juntos, cuidando-se mutuamente em contextos criativos para experienciar e aprender. Destacamos que o plano pedagógico que sustenta a concepção e configuração dessa ecologia é fundamental para que ela possa ser um espaço em que os interagentes atuem como elementos ativos e criativos e, assim, inferimos que esse plano precisa ser alicerçado na visão ecossistêmica.

Palavras-chave: Ecologia de Saberes; Prática Educativa; Ecologia de Aprendizagem.

 

Abstract

We present a theoretical essay ecologizing knowledge and offering clues for the resizing of educational action in the face of the Pandemic experience. We emphasize the need to overcome current objectivism and rationalism, proposing a systemic view that includes the reflective, active subject as co-creator of the reality in which he lives. We suggest that educational practices need to be configured as a cognitive ecology, in which teachers and students work together, taking care of each other in creative contexts to experience and learn. We emphasize that the pedagogical plan that supports the conception and configuration of this ecology is fundamental for it to be a space where interactants build themselves as active and creative elements, and thus we infer that this plan needs to be grounded in the ecosystem vision.

Keywords: Ecology of Knowledge; Educational Practice; Learning Ecology.

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Biografia do Autor

Andréia Morés, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS. Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Professora da Área do conhecimento de Humanidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. Integrante do Observatório de Educação da UCS. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação pedagógica, Científica e Tecnológica, Docência, Avaliação e Educação a Distância. anmores@ucs.br - https://orcid.org/0000-0002-6982-0803

Eliana Maria do Sacramento Soares

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, SP. Bacharel, Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, SP. Professora da Área do conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações e teses nas seguintes temáticas: formação docente e práticas educativas no contexto da cultura digital; tecnologia digital e cognição; pensamento computacional e ambientes híbridos de aprendizagem e educação, cultura de paz e espiritualidade.  emsoares@ucs.br -     orcid https://orcid.org/0000-0003-4832-5966

 

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

MORÉS, A.; MARIA DO SACRAMENTO SOARES, E. Ecologizando saberes: possibilidades para criar ecologias de aprendizagem no devir da pandemia: Ecologizing knowledge: possibilities to create learning ecologies in the becoming of the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5518. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos