Educação Ambiental e Educação Inclusiva: alinhando e aliando estratégias

Environmental Education and Inclusive Education: aligning and combining strategies

Autores

Resumo

O Trabalho de Campo é um valioso recurso didático-pedagógico, principalmente se valoriza a escala local, o espaço vivido e o cotidiano dos estudantes, estimulando a Topofilia e a Biofilia que potencializam a Educação Ambiental. Deve integrar, objetivamente, propostas educacionais, preservacionistas e/ou conservacionistas, inclusivas e terapêuticas, para potencializar o aprendizado, especialmente de autistas, uma vez que a maioria apresenta diversas especificidades no relacionar-se com o meio e dificuldades de processar e organizar informações recebidas do ambiente. Buscando conhecer a percepção de autistas, seus familiares e amigos sobre Educação Ambiental, aplicou-se questionário virtual, por meio do Google Forms, com amostragem não probabilística do tipo bola de neve. Os resultados sugerem a necessidade das famílias e das unidades escolares conhecerem e explorarem áreas verdes acessíveis aos autistas e a demanda por divulgação científica para difusão e popularização de conteúdos e práticas ambientais inclusivas.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Inclusiva; Autismo.

 

Abstract

Fieldwork is a valuable didactic-pedagogical resource, especially if it values the local scale, the lived space, and the student’s daily life, stimulating Topophilia and Biophilia that enhance Environmental Education. It should objectively integrate educational, preservationist, and/or conservationist, inclusive, and therapeutic proposals to enhance learning, especially for autistic people, since most of them have different specificities in their relationship with the environment and difficulties in processing and organizing information received. of the environment. Seeking to know the perception of autistic people, their families, and friends about Environmental Education, a virtual questionnaire was applied through Google Forms, with non-probabilistic snowball sampling. The results suggest the need for families and school units to know and explore green areas accessible to autistic people and the demand for scientific dissemination to disseminate and popularize inclusive environmental content and practices.

Keywords: Environmental Education; Inclusive Education; Autism.

 

 

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Biografia do Autor

Gustavo Libério de Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado e Bacharel em Geografia com ênfase em Geoprocessamento pela PUC Minas, pela qual também é Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial. Pós-Graduando em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo IFMG. Doutorando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG. Professor de Educação Básica do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Contagem/MG. Possui experiência no Ensino Médio (regular e Educação de Jovens e Adultos) e no Ensino Superior (Graduação e Especialização). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4946-3570. E-mail: gustavoliberio@gmail.com.

 

Thaís Viviane Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG

Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental pela PUC Minas. Pós-Graduanda em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo IFMG. Possui experiência como docente da Educação Básica, tendo atuado nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas modalidades regular, profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial e Inclusiva. Ativista Digital Feminista em prol da causa dos Autistas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9465-6160. E-mail: borboletatafotografia@gmail.com.

Deyse Almeida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG

Graduada em Gestão da Qualidade pelo CEFET-MG e em Ciências Biológicas pela UFOP, pela qual também é Especialista em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Mestra e Doutora em Engenharia Ambiental. Também é Especialista em Gestão Ambiental nas Organizações e em Docência pelo IFMG, e em Educação Ambiental pelo SENAC-MG. Pesquisadora e Professora no Ensino Superior (Especialização). Possui experiência no Ensino Fundamental (regular e educação especial inclusiva) e Médio (regular e profissionalizante). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6627-1247. E-mail: deysereis.reis@gmail.com.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

DE PAULO, G. L.; PEREIRA, T. V.; DOS REIS, D. A. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: alinhando e aliando estratégias: Environmental Education and Inclusive Education: aligning and combining strategies. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5476. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Artigos