Educação Ambiental e Educação Inclusiva: alinhando e aliando estratégias
Environmental Education and Inclusive Education: aligning and combining strategies
Resumo
O Trabalho de Campo é um valioso recurso didático-pedagógico, principalmente se valoriza a escala local, o espaço vivido e o cotidiano dos estudantes, estimulando a Topofilia e a Biofilia que potencializam a Educação Ambiental. Deve integrar, objetivamente, propostas educacionais, preservacionistas e/ou conservacionistas, inclusivas e terapêuticas, para potencializar o aprendizado, especialmente de autistas, uma vez que a maioria apresenta diversas especificidades no relacionar-se com o meio e dificuldades de processar e organizar informações recebidas do ambiente. Buscando conhecer a percepção de autistas, seus familiares e amigos sobre Educação Ambiental, aplicou-se questionário virtual, por meio do Google Forms, com amostragem não probabilística do tipo bola de neve. Os resultados sugerem a necessidade das famílias e das unidades escolares conhecerem e explorarem áreas verdes acessíveis aos autistas e a demanda por divulgação científica para difusão e popularização de conteúdos e práticas ambientais inclusivas.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Inclusiva; Autismo.
Abstract
Fieldwork is a valuable didactic-pedagogical resource, especially if it values the local scale, the lived space, and the student’s daily life, stimulating Topophilia and Biophilia that enhance Environmental Education. It should objectively integrate educational, preservationist, and/or conservationist, inclusive, and therapeutic proposals to enhance learning, especially for autistic people, since most of them have different specificities in their relationship with the environment and difficulties in processing and organizing information received. of the environment. Seeking to know the perception of autistic people, their families, and friends about Environmental Education, a virtual questionnaire was applied through Google Forms, with non-probabilistic snowball sampling. The results suggest the need for families and school units to know and explore green areas accessible to autistic people and the demand for scientific dissemination to disseminate and popularize inclusive environmental content and practices.
Keywords: Environmental Education; Inclusive Education; Autism.
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