O uso do software luz do saber infantil no AEE: a mobilização das estratégias cognitivas de alunos com deficiência intelectual

The use of software “luz do saber” infantil in AEE: the mobilization of cognitive strategies of students with intellectual disabilities

Autores

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre as estratégias cognitivas de alunos com deficiência intelectual durante as atividades de leitura no software educativo Luz do Saber. Analisamos a mediação de professores do AEE durante essas atividades, utilizando dados de uma pesquisa precedente. Os alunos com DI utilizaram estratégias cognitivas de diferentes níveis de complexidade, predominando as intermediárias. Constatamos que não houve relação entre a natureza das questões do software e o uso das estratégias cognitivas pelos alunos. Essas estratégias não variaram significativamente. Os professores não demonstraram mudanças na frequência e no tipo de mediação utilizada. Ocorreu uma associação entre o tipo de mediação utilizada pelos professores e as estratégias cognitivas manifestadas pelos alunos. Os discretos avanços, quanto à ampliação dessas estratégias, parecem ter relação com a mediação docente.

Palavras-chave: estratégias cognitivas, deficiência intelectual, mediação.

Abstract

In this article, we discusses the cognitive strategies of students with intellectual disabilities during reading activities in the educational software “Luz do Saber”. We analyzed the teacher’s mediation, used a database from a previous survey. The students with DI used cognitive strategies of different levels of complexity, predominating those of intermediate level. It was found that there was no relationship between the nature of the questions in the “Luz do Saber” software and the use of cognitive strategies by students. These strategies did not vary significantly. The teachers didn’t change the frequency and type of mediation used. There was an association between the type of mediation used by teachers and the type of cognitive strategy manifested by students. Thus, the discrete advances in the expansion of these strategies seem to be related to teacher mediation.

Key words: cognitive strategies, intellectual disability, mediation.

 

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Biografia do Autor

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professora associada III da Faculdade de Educação, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, orientadora de mestrados e doutorados nos eixos de escola e educação inclusiva e linguagem, oralidade, leitura e escrita. Coordenadora do grupo de pesquisa LER (Linguagem escrita revisitada), CNPq. E-mail: adrianalimaverde@ufc.br. Orcid: 0000-0002-0149-6963

Amadeu Fernandes Sobrinho, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor substituto da rede municipal de Fortaleza. Foi bolsista do CNPq de iniciação científica PIBIC. Participante do grupo de pesquisa LER (Linguagem escrita revisitada), CNPq. E-mail: amadeu.aff@gmail.com. Orcid:0000-0002-0169-8100

 

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicopedagogia pela Universitè d’ Laval – Québec, Canadá. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (aposentada). Realizou pós-doutorado em linguagem pela Universidade de Barcelona. Pesquisadora nas áreas de educação especial inclusiva e aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com deficiência intelectual. Bolsista produtividade do CNPq. E-mail: aee.rita@gmail.com. Orcid: 0000-0003-4167-141X

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

LEITE LIMAVERDE GOMES, A.; FERNANDES SOBRINHO, A.; VIEIRA DE FIGUEIREDO, R. O uso do software luz do saber infantil no AEE: a mobilização das estratégias cognitivas de alunos com deficiência intelectual: The use of software “luz do saber” infantil in AEE: the mobilization of cognitive strategies of students with intellectual disabilities. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5462. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos