Literatura, cultura e escola: resistência e mudança pelo texto literário

Literature, culture and school: resistance and change through the literary text

Autores

Resumo

O ensaio discute as intersecções entre literatura, cultura e escola. Objetivamos refletir sobre a relação do texto literário com a cultura e a com pautas identitárias, defendendo a leitura dessas obras na escola. Entendemos que a literatura abre portas para que seu leitor tenha contato com diferentes culturas, trazendo em seu cerne questão fundamentais para a nossa sociedade, inclusive de grupos identitários, como as mulheres, a comunidade negra, indígena, LGBTQIA+ e as pessoas com deficiência. Compreendemos que as leituras de textos literários que tragam esses grupos para o foco das discussões, assim como as culturas que produzem, são fundamentais no ambiente escolar, considerando o contato sistematizado do aluno com a diversidade por meio da arte da palavra. Concluímos defendendo a importância de tais leituras, considerando-as instrumentos de transformação social e cultural.

Palavras-chave: Literatura; Diversidade; Ambiente escolar.

 

Abstract

The essay discusses the intersections between literature, culture, and school. We aim to reflect on the relationship of the literary text with culture and with identity agendas, defending the reading of these works at school. We understand that literature opens doors for its reader to have contact with different cultures, bringing at its core issues that are fundamental to our society, including those of identity groups such as women, black people, indigenous people, LGBTQIA+, and people with disabilities. We understand that readings of literary texts that bring these groups into the focus of discussions, as well as the cultures they produce, are fundamental in the school environment, considering the student's systematized contact with diversity through the art of the word. We conclude by defending the importance of such readings, considering them as instruments of social and cultural transformation.

Keywords: Literature; Diversity; School environment.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrialex William da Silva, UFRN

Graduado em Pedagogia e graduando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Literatura e Ensino e em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e em Psicopedagogia Escolar pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestre e atualmente doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, pesquisando na linha de Educação e Inclusão em contextos Educacionais.

E-mail: andrialex@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0177-2902.

 

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 350
  • pdf downloads: 233

Como Citar

WILLIAM DA SILVA, A. Literatura, cultura e escola: resistência e mudança pelo texto literário: Literature, culture and school: resistance and change through the literary text. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5457. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos