Alfabetização de Jovens e Adultos na Guiné-Bissau: o caso do método Alpha TV

Literacy 0f Youth and Adults in Guinea-Bissau: the case of the Alpha TV method

Autores

Resumo

A Alfabetização de Jovens e Adultos na Guiné Bissau é considerada na legislação como educação não formal. Advém desse pressuposto programas que não têm sido os mais adequados à diversidade cultural da população. A pesquisa empírica com grupos de Alfabetização de Jovens e Adultos foi realizada durante o ano de 2017, com entrevistas junto a gestores e professores, registros em diários de campo das classes de alfabetização visitadas, sendo identificado o método Alpha TV como a principal política nacional executada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  Conclui-se que o método não está no seu funcionamento pleno, pois o problema da ausência de rede de energia elétrica em muitas comunidades afeta o uso da televisão, instrumento essencial para as aulas; o material didático utilizado não considera a diversidade linguística e religiosa.

Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos; Guiné-Bissau; Alpha TV.

 

Abstract

Literacy of Young and Adult in Guinea Bissau is considered in legislation as non-formal education. It follows from this assumption, programs that have not been the most adequate to the cultural diversity of the population. Empirical research with youth and adult literacy groups was carried out during 2017, interviews with managers and teachers, records in field diaries of the literacy classes visited, with the Alpha TV method being identified as the main national policy implemented in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). As a conclusion, it is possible to affirm that the method is not in its full operation, because the problem of the absence of electric power grid in many communities, affects the use of television, an essential instrument for the classes; the teaching material used does not consider linguistic and religious diversity.

Keywords: Youth and Adult Literacy; Guinea Bissau; Alpha TV.

 

 

 

Biografia do Autor

Arrais Fidelis da Silva Gomes , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul     ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0815-3733

E-mail: arraisgomes@hotmail.com

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Doutora em Educação, Professora Titular da Faculdade de Educação, do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2523-006X             E-mail: simone.valdete@ufrgs.br

Downloads

Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos