A transgenia e os OGMs em sala de aula: Metodologias ativas de ensino

Transgenics and GMOs in classroom: Active teaching methodologies

Autores

  • Ana Karolina dos Santos Gasparini karolinasgasparini@gmail.com
    Instituto Federal do Paraná
  • Dão Pedro de Carvalho Neto dao.neto@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-7164-2196

Resumo

 

A ciência está em constante mudança, enquanto o sistema de ensino mantém sua didática com alterações lentas. A junção dessa constância e a falta de tempo hábil para determinadas disciplinas prejudica o desenvolvimento do estudante. Em específico, não permite que a transgenia e os organismos geneticamente modificados (OGMs) sejam abordados adequadamente. Intencionando melhorar as abordagens didáticas sobre transgenia e OGMs, este trabalho teve por objetivo produzir um levantamento crítico de artigos onde seus autores trabalharam metodologias ativas no ensino básico em busca de aprimorar seus conhecimentos sobre estes temas. A partir desta análise, descobriu-se que o diálogo aberto é a melhor metodologia de ensino para estas temáticas.

Palavras-chave: Biotecnologia; ensino básico; transgênico; didática; metodologia.

 

Abstract

Science is at constant changes, while the education system maintains its didactics showing lagging modifications. The combination of this constancy and the lack of time to discuss certain subjects impairs the development of the student. In particular, it does not allow transgenics and genetically modified organisms (GMOs) to be adequately addressed. Intending to improve didactic approaches on transgenics and GMOs, this work aimed to produce a critical analysis of recent papers in which their authors proposed active methodologies with elementary school students in the search to improve their knowledge about these themes. The analysis revealed that an open dialogue is the most appropriate methodology for these themes.

Keywords: Biotechnology; elementary teaching; transgenic; didactic; methodology

             

 

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Biografia do Autor

Ana Karolina dos Santos Gasparini, Instituto Federal do Paraná

Natural de Londrina - PR, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Produziu este artigo como sua monografia para conclusão de curso da graduação, visando auxiliar e incentivar educadores a buscarem novas metodologias de ensino ativas para o ensino de transgenia e organismos geneticamente modificados (OGM's). ORCID: 0000-0001-8025-5094  E-mail: karolinasgasparini@gmail.com

Dão Pedro de Carvalho Neto, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), título de Mestre e Doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná e o título de Mestre Biotechnologies pour le Développement Durable pela Université D’Aix-Marseille. Sua área de atuação é aplicada ao desenvolvimento de culturas iniciadoras para o controle e melhoramento do processo fermentativo de cacau e café. Atualmente atua como professor no Instituto Federal do Paraná. ORCID: 0000-0002-7164-2196. Email: dao.neto@ifpr.edu.br

 

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Publicado

05/06/2023
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Como Citar

GASPARINI, A. K. dos S.; CARVALHO NETO, D. P. de. A transgenia e os OGMs em sala de aula: Metodologias ativas de ensino: Transgenics and GMOs in classroom: Active teaching methodologies . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5363. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos