A transgenia e os OGMs em sala de aula: Metodologias ativas de ensino
Transgenics and GMOs in classroom: Active teaching methodologies
Resumo
A ciência está em constante mudança, enquanto o sistema de ensino mantém sua didática com alterações lentas. A junção dessa constância e a falta de tempo hábil para determinadas disciplinas prejudica o desenvolvimento do estudante. Em específico, não permite que a transgenia e os organismos geneticamente modificados (OGMs) sejam abordados adequadamente. Intencionando melhorar as abordagens didáticas sobre transgenia e OGMs, este trabalho teve por objetivo produzir um levantamento crítico de artigos onde seus autores trabalharam metodologias ativas no ensino básico em busca de aprimorar seus conhecimentos sobre estes temas. A partir desta análise, descobriu-se que o diálogo aberto é a melhor metodologia de ensino para estas temáticas.
Palavras-chave: Biotecnologia; ensino básico; transgênico; didática; metodologia.
Abstract
Science is at constant changes, while the education system maintains its didactics showing lagging modifications. The combination of this constancy and the lack of time to discuss certain subjects impairs the development of the student. In particular, it does not allow transgenics and genetically modified organisms (GMOs) to be adequately addressed. Intending to improve didactic approaches on transgenics and GMOs, this work aimed to produce a critical analysis of recent papers in which their authors proposed active methodologies with elementary school students in the search to improve their knowledge about these themes. The analysis revealed that an open dialogue is the most appropriate methodology for these themes.
Keywords: Biotechnology; elementary teaching; transgenic; didactic; methodology
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 222
- pdf downloads: 154