Intermediação do professor no processo de alfabetização: análise das produções científicas entre 2010-2020

Teacher intermediation in the literacy process: analysis of scientific productions between 2010-2020

Autores

Resumo

Objetivamos analisar as produções científicas que tratam da intermediação do professor no processo de alfabetização. A natureza da pesquisa é qualitativa e o levantamento de dados foi realizado no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com o uso dos descritores: “mediação” e “alfabetização”; “vygotsky” e “alfabetização”; “leontiev” e "alfabetização". Os dados foram organizados conforme a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Integraram o corpus da pesquisa 33 trabalhos e destes emergiram as categorizações: a) Afetividade no processo de Alfabetização; b) Práticas de Alfabetização e Letramento; c) Mediação na alfabetização. Conclui-se que a afetividade demonstrada pelo professor propicia o processo de alfabetização. O professor faz a intermediação entre a criança e a escrita e precisa alfabetizar na perspectiva de letramento.

Palavras-chave: Criança; Mediação; Linguagem escrita.

 

Abstract

We aim to analyze the scientific productions that deal with the teacher's intermediation in the literacy process. The nature of the research is qualitative and the data collection was carried out in the Portal of Periodicals of Capes and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, using the descriptors: “mediation” and “literacy”; “vygotsky” and “literacy”; “leontiev” and “literacy”. The data were organized according to Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016). The research corpus comprised 33 works and the categorizations emerged: a) Affectivity in the Literacy process; b) Literacy and Literacy Practices; c) Mediation in literacy. It is concluded that the affection shown by the teacher favors the literacy process. The teacher mediates between the child and writing and needs to teach literacy from a literacy perspective.

Keywords: Child; mediation; written language.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Graduada em Pedagogia (Uninter) e Letras Espanhol (UFSM). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Martinho, RS/Brasil.

E-mail: carla.bruxel@sou.unijui.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4157-3756

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (Unijuí)

Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Campus Ijuí/RS/Brasil.

E-mail: vidica.bianchi@unijui.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0277-0191

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 157
  • pdf downloads: 186

Como Citar

BRUXEL, C. M. L.; BIANCHI, V. . Intermediação do professor no processo de alfabetização: análise das produções científicas entre 2010-2020: Teacher intermediation in the literacy process: analysis of scientific productions between 2010-2020. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5362. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos