Intermediação do professor no processo de alfabetização: análise das produções científicas entre 2010-2020
Teacher intermediation in the literacy process: analysis of scientific productions between 2010-2020
Resumo
Objetivamos analisar as produções científicas que tratam da intermediação do professor no processo de alfabetização. A natureza da pesquisa é qualitativa e o levantamento de dados foi realizado no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com o uso dos descritores: “mediação” e “alfabetização”; “vygotsky” e “alfabetização”; “leontiev” e "alfabetização". Os dados foram organizados conforme a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Integraram o corpus da pesquisa 33 trabalhos e destes emergiram as categorizações: a) Afetividade no processo de Alfabetização; b) Práticas de Alfabetização e Letramento; c) Mediação na alfabetização. Conclui-se que a afetividade demonstrada pelo professor propicia o processo de alfabetização. O professor faz a intermediação entre a criança e a escrita e precisa alfabetizar na perspectiva de letramento.
Palavras-chave: Criança; Mediação; Linguagem escrita.
Abstract
We aim to analyze the scientific productions that deal with the teacher's intermediation in the literacy process. The nature of the research is qualitative and the data collection was carried out in the Portal of Periodicals of Capes and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, using the descriptors: “mediation” and “literacy”; “vygotsky” and “literacy”; “leontiev” and “literacy”. The data were organized according to Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016). The research corpus comprised 33 works and the categorizations emerged: a) Affectivity in the Literacy process; b) Literacy and Literacy Practices; c) Mediation in literacy. It is concluded that the affection shown by the teacher favors the literacy process. The teacher mediates between the child and writing and needs to teach literacy from a literacy perspective.
Keywords: Child; mediation; written language.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 217
- pdf downloads: 216