Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do ensino médio em relação aos problemas de partilha
Levels of development of algebraic thinking of high school students in relation to problems of sharing
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o nível de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio do Estado de Pernambuco. Utilizamos como referência um modelo que categoriza o desenvolvimento do pensamento algébrico em relação aos problemas de partilha em quatro níveis: o nível 0, caracterizado pela ausência de pensamento algébrico; o nível 1, no qual o pensamento algébrico é incipiente; o nível 2, em que o nível de pensamento algébrico é intermediário; por fim o nível 3, que revela o pensamento consolidado. Para esta análise, foi aplicado um teste a 86 (oitenta e seis) estudantes do ensino médio, composto por seis problemas de partilha que são problemas envolvendo equações polinomiais do 1º grau e que se caracterizam por ter uma quantidade conhecida que é repartida em partes desiguais e desconhecidas. Os resultados apontam que quase um terço dos participantes se encontra no nível 0, ou seja, ainda não conseguem mobilizar nenhuma característica do pensamento algébrico ao se depararem com um problema de partilha e que apenas 21% está com o pensamento algébrico consolidado, se encontrando no nível 3. Revelando, portanto, que muitos dos participantes da pesquisa estão a concluir o ensino médio e ainda encontram dificuldade em pensar algebricamente ao se depararem com um problema de partilha.
Palavras-chave: álgebra escolar; Pensamento algébrico; Problemas de partilha.
Abstract
This article aims to analyze the level of development of algebraic thinking in high school students from a reference high school in the state of Pernambuco. We used as a contribution a model that categorizes the development of algebraic thinking in relation to problems of sharing in four levels, level 0, characterized by the absence of algebraic thinking, level 1, in which algebraic thinking is incipient, level 2, where the level of algebraic thinking is intermediate, and, finally, level 3, which reveals the consolidated algebraic thinking. For this analysis, we applied a test to 86 high school students composed of six problems of sharing, which are problems involving polynomial equations of the 1st degree and which are characterized by having a known quantity that is divided into unequal and unknown parts. The results show that almost a third of the participants are at level 0, that is, they are not yet able to mobilize any characteristic of algebraic thinking when faced with a problem of partition and that only 21% are in level 3, showing consolidated algebraic thinking. This reveals that although many of the research participants are completing high school, they still find it difficult to think algebraically when faced with a problem of sharing.
Keywords: School algebra; Algebraic thinking; Problems of sharing; High school.
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