Mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos por meio da leitura e interpretação gráfica

Mobilization of mathematical and statistical knowledge through reading and graphical interpretation

Autores

  • Emivan da Costa Maia maiaemivan22@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas
  • Marcos André Braz Vaz brazvaz@gmail.com

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender o processo de mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos por meio de leituras e interpretações gráficas. Possui uma abordagem quali-quantitativa, baseando-se no estudante com toda sua complexidade, tendo como ambiente o contexto sociocultural e natural que está inserido. Para isto, utilizou-se a Teoria das Situações Didáticas, níveis de compreensão gráfica e o conceito de letramento estatístico. Foram realizados três encontros via Google Meet em que se desenvolveu uma sequência de atividades contemplando pesquisas e análises gráficas. A produção de dados ocorreu através de gravações de áudios dos diálogos. Os participantes foram alunos e professores egressos do curso de Letras, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi observada a mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos a partir da experimentação adidática, identificação de níveis de leitura gráfica e competências e habilidades de letramento estatístico. Os participantes sentiram-se motivados a buscarem informações, adquirirem novas habilidades, experimentarem novas perspectivas, construírem conhecimentos de forma prazerosa através da interação, cooperação, criatividade e autonomia.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Estatística; Letramento Estatístico.

 

 

Abstract

This research aims to understand the process of mobilizing mathematical and statistical knowledge through readings and graphical interpretations. It has a qualitative-quantitative approach, based on the student with all its complexity, having as environment the sociocultural and natural context that is inserted. For this, the Theory of Didactic Situations, levels of graphic understanding and the concept of statistical literacy were considered. Three meetings were held via Google Meet in which a sequence of activities was developed, including research and graphic analysis. The production of data was made through audio recording of the dialogues. Participants were students and teachers from the Literature course, from the Institute of Education (IEAA), Agricultural and Environment, from the Federal University of Amazonas (UFAM). It was observed the mobilization of mathematical and statistical knowledge from adidactic experimentation, identification of levels of graphic reading and statistical literacy skills and abilities. Participants felt motivated to seek information, acquire new skills, experience new perspectives, build knowledge in a pleasant way through interaction, cooperation, creativity and autonomy.

Keywords: Mathematics Education; Statistical Education; Statistical Literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emivan da Costa Maia, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Física e Metodologia do Ensino da Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Licenciado Pleno em Ciências – Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente é professor de Matemática e Física da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

ORCID https://orcid.org/ 0000-0003-3072-9321 E-mail: maiaemivan22@gmail.com.

 

Marcos André Braz Vaz

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Ensino de Estatística pela Universidade Franciscana – UFN e em Games e Gamificação da Educação pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

ORCID https://orcid.org/ 0000-0002-9135-7763 E-mail: brazvaz@gmail.com.

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 71
  • pdf downloads: 58

Como Citar

MAIA, E. da C.; BRAZ VAZ, M. A. Mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos por meio da leitura e interpretação gráfica: Mobilization of mathematical and statistical knowledge through reading and graphical interpretation. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5337. Acesso em: 29 mar. 2024.