Conhecimentos algébricos mobilizados por alunos do ensino fundamental com a utilização de sequências didáticas

Algebraic knowledge mobilized by elementary school students using didactic sequences

Autores

  • Emivan da Costa Maia Universidade Federal do Amazonas
  • Leonardo Dourado de Azevedo Neto Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por alunos do ensino fundamental ao resolverem situações-problema que envolvam as diferentes interpretações da álgebra escolar. Para isto, utilizou-se, como referenciais teórico e metodológico, a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática. Aplicou-se uma sequência didática contemplando problematizações envolvendo equações algébricas. A produção de dados ocorreu por meio de registros escritos e gravações de áudios de entrevistas realizadas no decorrer dos encontros. A partir de estratégias de resolução, observou-se a mobilização de conhecimentos através de substituições e somas de expressões algébricas. Os maiores desafios foram: estabelecer generalização e variação entre grandezas, identificar uma incógnita em um problema algébrico, compreender a ideia de variável e usar simbologia algébrica.

Palavras-chave: Educação Matemática; Teoria das Situações Didáticas; Engenharia Didática.

 

Abstract

This research aims to understand the challenges faced by elementary school students when solving problem situations that involve different interpretations of school algebra. For this, the Theory of Didactic Situations and Didactic Engineering were used as theoretical and methodological references. A didactic sequence was applied, contemplating problematizations involving algebraic equations. The production of data occurred through written records and audio recordings of interviews carried out during the meetings. From resolution strategies, it was observed the mobilization of knowledge through substitutions and sums of algebraic expressions. The biggest challenges were: to establishing generalization and variation between quantities, to identify an incognita in an algebraic problem, to understand the idea of variable and to use algebraic symbology.

Keywords: Mathematics Education; Theory of Didactic Situations; Didactic Engineering.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Emivan da Costa Maia, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e em Metodologia do Ensino da Educação Superior, ambas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Licenciado Pleno em Ciências – Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas.

ORCID https://orcid.org/ 0000-0003-3072-9321   E-mail: maiaemivan22@gmail.com

Leonardo Dourado de Azevedo Neto, Universidade Federal do Amazonas

Professor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura Plena em Ciências – Matemática e Física. Possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, especialização em Matemática pela UFG – Campus Catalão, especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão.

ORCID https://orcid.org/ 0000-0003-3568-8901   E-mail: leonardo.dourado13@gmail.com

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos