As cotas raciais para negros na universidade: será essa a resposta?
Racial quotas for blacks at university: is this the answer?
Resumo
.
O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado em educação que teve como objetivo analisar a política de cotas raciais pelo olhar de quatro cotistas negros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo é orientado pela abordagem do horizonte epistemológico crítico e traz em sua execução a metodologia de entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que as cotas raciais contribuem de forma significativa para o apoderamento dos entrevistados, bem como de que, a banca de aferição do fenótipo enquanto critério único de cotas raciais incentiva à busca por reconhecimento e a construção da personalidade.
Palavras-chave: Cotas raciais; Ações Afirmativas; Identidade negra; Educação.
Abstract
This article is the result of a master's degree dissertation in education that aimed to analyze the racial quota policy through the eyes of four black quota holders from the Federal University of Rio Grande (FURG). The study is guided by the approach of the critical epistemological horizon and brings in its execution the semi-structured interview methodology. The results showed that racial quotas contribute significantly to the empowerment of respondents, as well as that the phenotype assessment bench as a single criterion of racial quotas encourages the search for recognition and the construction of personality.
Keywords: Racial quotas; Affirmative Actions; black identity; Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 268
- pdf downloads: 101