Letramento digital na formação inicial de professores
Digital literacy in initial teacher education
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da implementação do letramento digital na formação inicial de professores. A cada dia fica mais evidente a carência do letramento digital nos cursos de licenciatura, demandando atualização curricular para adequação às demandas da educação na atualidade advindas da pandemia da COVID-19. Metodologicamente, o artigo constitui-se de um estudo bibliográfico sob a perspectiva qualitativa que busca contribuir para a reflexão sobre o assunto. As considerações que chegamos nos indicam uma premente necessidade de implementação do uso correto e consciente das tecnologias digitais, como o letramento digital e o letramento crítico que contribuem para uma atuação dos futuros docentes que extrapola a simples utilização das ferramentas tecnológicas.
Palavras-Chaves: Formação inicial de professores; Letramento digital; Letramento crítico.
Abstract
This article aims to reflect on the implementation of digital literacy in initial teacher education. Every day, the lack of digital literacy in undergraduate courses becomes more evident, demanding curricular updating to adapt to the current educational needs, especially in the COVID-19 pandemic background. Methodologically, the article is a bibliographic study from a qualitative perspective that seeks to contribute to the reflection on the subject. Throughout this study, we can indicate the relevance of correct and conscious use of these technologies. digital and critical literacy contribute to a performance of future teachers that goes beyond the simple use of technological tools.
Keywords: Initials teachers training; Digital and critical Literacy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 579
- pdf downloads: 421