As guerras de narrativas e o projeto de desenvolvimento sustentável: revisitando a educação ambiental histórico-crítica nos ambientes formais de educação

The narrative wars and the sustainable development project: revisiting historical-critical environmental education in formal education environments

Autores

  • Rhuann Carlo Viero Taques rhuanntaques@gmail.com
    Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliana Mara Antonio julianamara85@hotmail.com
    Universidade Estadual do Centro-Oeste https://orcid.org/0000-0003-4759-3854

Resumo

Por meio de um ensaio teórico, o objetivo do manuscrito foi apresentar aspectos da educação ambiental, apoiada teórica e epistemologicamente na pedagogia histórico-crítica, capazes de favorecer a superação de problemáticas socioambientais que afloram no atual contexto sociopolítico brasileiro. Os resultados destacam que este campo do conhecimento é apto a fornecer ferramentas culturais aos sujeitos para que estes tornem-se hábeis a qualificar suas práticas sociais na contra mão de estratégias que buscam dilapidar o meio ambiente enquanto natureza e sociedade, como, por exemplo, as guerras de narrativas e o discurso do capitalismo verde. Considera-se que, a partir de um processo contínuo e permanente de construção do conhecimento nos ambientes formais de educação, a educação ambiental histórico-crítica fomenta processo de transformação das relações sociais, econômicas, políticas e ambientais que passam inequivocamente pela escola.

Palavras-chave: Capitalismo verde; Escola, Prática social.

 

Abstract

Through a theoretical essay, the objective of the manuscript was to present aspects of environmental education, theoretically and epistemologically supported by historical-critical pedagogy, capable of favoring the overcoming of socio-environmental problems that arise in the current Brazilian sociopolitical context. The results highlight that this field of knowledge is able to provide cultural tools to subjects so that they become able to qualify their social practices in the opposite direction of strategies that seek to squander the environment as nature and society, such as, for example, the narrative wars and the discourse of green capitalism. It is considered that, from a continuous and permanent process of construction of knowledge in formal educational environments, historical-critical environmental education promotes a process of transformation of social, economic, political and environmental relations that unmistakably pass through the school.

Keywords: Green Capitalism; School, Social Practice.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pesquisador do Grupo de Pesquisas Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Membro do Comitê Gestor de Educação Ambiental e do Laboratório de Educação Ambiental e Ecologia da mesma Universidade. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicentro.

E-mail: rhuanntaques@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6741-1301.

 

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestra em ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

E-mail: julianamara85@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4759-3854.

 

Downloads

Publicado

15/04/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 150
  • pdf downloads: 151

Como Citar

VIERO TAQUES, R. C.; ANTONIO, J. M. As guerras de narrativas e o projeto de desenvolvimento sustentável: revisitando a educação ambiental histórico-crítica nos ambientes formais de educação : The narrative wars and the sustainable development project: revisiting historical-critical environmental education in formal education environments. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5073. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)