A Base Nacional Comum Curricular como política educacional e a pedagogia das competências

The Common National Curriculum Base as an educational policy and the pedagogy of competences

Autores

  • Edna Santos de Carvalho ednacarvalhoef@gmail.com
    Escola Municipal Ernestina Carneiro https://orcid.org/0000-0001-9858-7409
  • Welington Araújo Silva wasilva@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O presente ensaio procura refletir sobre a BNCC como política educacional e a presença hegemônica da pedagogia da competência que desenvolve a ideia de formação do sujeito eficiente, eficaz e valoriza o conhecimento que seja útil e pragmático. Traça muito rapidamente o histórico do desenvolvimento da Base e conclui como notória o deslocamento do processo de apropriação da cultura científica, artística e filosófica, fundamental para a formação do sujeito emancipado, à uma concepção de estudante flexível, adaptável às mudanças, multiprofissional e polivalente e que promova indivíduos passivos e adequados à manutenção do sistema vigente.

Palavras-chave: Política Educacional; Base Nacional Comum Curricular; Pedagogia das Competências

 

Abstract

This essay seeks to reflect on the BNCC as an educational policy and the hegemonic presence of the pedagogy of competence that develops the idea of efficient, effective subject formation and values knowledge that is useful and pragmatic. It very quickly traces the history of the Base's development and concludes as notorious the shift in the process of appropriation of scientific, artistic and philosophical culture, fundamental for the formation of the emancipated subject, to a flexible student concept, adaptable to changes, multi-professional and multi-purpose and that promotes passive and adequate individuals to maintain the current system.

Keywords: Educational Policy, Common National Curriculum Base, Competence Pedagogy

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Biografia do Autor

Edna Santos de Carvalho, Escola Municipal Ernestina Carneiro

 

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professora efetiva na Escola Municipal Ernestina Carneiro - Feira de Santana, Bahia. Integrante do grupo de pesquisa Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel-Uefs Universidade Estadual de Feira de Santana). Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana  E-mail: ednacarvalhoef@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9858-7409

Welington Araújo Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Engenharia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor do curso de Educação Física e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do grupo Lepel-Uefs (Linha de Estudo e Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana). E-mail: wasilva@uefs.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7630-4981

 

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

SANTOS DE CARVALHO, E.; ARAÚJO SILVA, W. A Base Nacional Comum Curricular como política educacional e a pedagogia das competências: The Common National Curriculum Base as an educational policy and the pedagogy of competences. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4848. Acesso em: 26 dez. 2024.