A Base Nacional Comum Curricular como política educacional e a pedagogia das competências
The Common National Curriculum Base as an educational policy and the pedagogy of competences
Resumo
O presente ensaio procura refletir sobre a BNCC como política educacional e a presença hegemônica da pedagogia da competência que desenvolve a ideia de formação do sujeito eficiente, eficaz e valoriza o conhecimento que seja útil e pragmático. Traça muito rapidamente o histórico do desenvolvimento da Base e conclui como notória o deslocamento do processo de apropriação da cultura científica, artística e filosófica, fundamental para a formação do sujeito emancipado, à uma concepção de estudante flexível, adaptável às mudanças, multiprofissional e polivalente e que promova indivíduos passivos e adequados à manutenção do sistema vigente.
Palavras-chave: Política Educacional; Base Nacional Comum Curricular; Pedagogia das Competências
Abstract
This essay seeks to reflect on the BNCC as an educational policy and the hegemonic presence of the pedagogy of competence that develops the idea of efficient, effective subject formation and values knowledge that is useful and pragmatic. It very quickly traces the history of the Base's development and concludes as notorious the shift in the process of appropriation of scientific, artistic and philosophical culture, fundamental for the formation of the emancipated subject, to a flexible student concept, adaptable to changes, multi-professional and multi-purpose and that promotes passive and adequate individuals to maintain the current system.
Keywords: Educational Policy, Common National Curriculum Base, Competence Pedagogy
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