As concepções de pesquisa e extensão presentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia da UFMS/ CPTL

The conceptions of research and extension present in the pedagogical project of the pedagogy course at UFMS/CPTL

Autores

Resumo

O texto socializa um recorte da pesquisa “A Pedagogia Universitária para a Formação de Pedagogos e a Qualidade da Educação Básica”, cujo objetivo foi compreender o impacto das propostas de reforma educacional sobre o sistema de ensino. Apresenta uma análise das categorias pesquisa e extensão contidas no PPC da Pedagogia de uma instituição federal de ensino, a partir da hipótese de que as diretrizes postas pela reforma pudessem ter afetado o sentido de palavras-chave em documentos fundamentais como é o caso do projeto pedagógico de um curso. A investigação foi qualitativa, de delineamento documental apoiado pela análise de conteúdo. O estudo indicou que o documento reproduz a valorização da categoria pesquisa sugerindo a hipótese de que a demanda por produtivismo pode ter sido incorporada ao PPC, como tentativa de atestar eficiência(!) à formação.

Palavras-chave: Extensão; Pesquisa; Universidade.

 

Abstract

The text shares a section of the research “The Scholastic Pedagogy for the Graduation of Pedagogues and the Quality of Basic Education”, the aim of which was to understand the impact of the educational reform proposals on the education system. It presents an analysis of the research and extension categories contained in the Pedagogy PPC of a federal educational institution, based on the hypothesis that the guidelines set by the reform could have affected the meaning of key words in fundamental documents such as the pedagogical project of a course. The research was qualitative, with a documentary approach supported by content analysis. The study indicated that the document reproduces the valorization of the research category, suggesting the hypothesis that the demand for productivism may have been incorporated into the PPC as an attempt to attest to the efficiency(!) of theacher education.

Key words: Extension; Research; University.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Luísa Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em educação pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

E-mail: vera.luisa@ufms.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2802-79960000-0003-2802-7996

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela UFPR, com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPG. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

E-mail: pfgiareta27@yahoo.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0649- 4756

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em educação pela UNESP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

E-mail: valdeci.fontoura@ufms.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7405-8251

 

Downloads

Publicado

28/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 79
  • pdf downloads: 30

Como Citar

SOUSA, V. L.; FIORAVANTE GIARETA, P.; FONTOURA DOS SANTOS, V. . L. As concepções de pesquisa e extensão presentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia da UFMS/ CPTL: The conceptions of research and extension present in the pedagogical project of the pedagogy course at UFMS/CPTL. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4815. Acesso em: 28 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)