Por uma avaliação a serviço do ensino e aprendizagem
For an assessment at the service of teaching and learning
Resumo
Este artigo focaliza-se na avaliação formativa a serviço do trabalho pedagógico do professor e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A descrição crítica e reflexiva em torno do objeto de estudo fez parte de uma pesquisa de mestrado em educação já concluída, que se debruçou nos panoramas e percepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem escolar. Evidencia-se por meio da reflexão teórica o quanto a avaliação formativa permite o professor autoavaliar sua prática para replanejar o seu trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, auxilia o aluno na autorregulação da sua aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação formativa; Aprendizagem; Ensino.
Abstract:
This article focuses on formative assessment in the service of the teacher's pedagogical work and the development of student learning. The critical and reflective description of the object of study was part of a research for a master's degree in education that has already been completed, which focused on the panoramas and perceptions of teachers about the assessment of school learning. It is evident through theoretical reflection how formative assessment allows the teacher to self-evaluate their practice to replan their pedagogical work and, at the same time, helps the student in self-regulating their learning.
Keywords: Formative assessment; Learning; Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 252
- pdf downloads: 290