Por uma avaliação a serviço do ensino e aprendizagem

For an assessment at the service of teaching and learning

Autores

  • José Luis Monteiro da Conceição luisuneb1@hotmail.com
    Instituto de Formação Educacional da Bahia
  • Fabricio Nicácio Ferreira nicacioassessoria@gmail.com
    Instituto de Formação Educacional da Bahia

Resumo

Este artigo focaliza-se na avaliação formativa a serviço do trabalho pedagógico do professor e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A descrição crítica e reflexiva em torno do objeto de estudo fez parte de uma pesquisa de mestrado em educação já concluída, que se debruçou nos panoramas e percepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem escolar. Evidencia-se por meio da reflexão teórica o quanto a avaliação formativa permite o professor autoavaliar sua prática para replanejar o seu trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, auxilia o aluno na autorregulação da sua aprendizagem.  

Palavras-chave: Avaliação formativa; Aprendizagem; Ensino.

 

Abstract:

This article focuses on formative assessment in the service of the teacher's pedagogical work and the development of student learning. The critical and reflective description of the object of study was part of a research for a master's degree in education that has already been completed, which focused on the panoramas and perceptions of teachers about the assessment of school learning. It is evident through theoretical reflection how formative assessment allows the teacher to self-evaluate their practice to replan their pedagogical work and, at the same time, helps the student in self-regulating their learning.

Keywords: Formative assessment; Learning; Teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Monteiro da Conceição, Instituto de Formação Educacional da Bahia

 

Mestre em Educação. Pedagogo e Licenciado em Letras. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano- LIDAH. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção. E-mail: luisuneb1@hotmail.com/; ORCID ID:  https://orcid.org/0000-0003-3496-8311

Fabricio Nicácio Ferreira, Instituto de Formação Educacional da Bahia

Mestre  em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA-UFS. Especialista em Gestão Estratégica da Saúde da Família. Graduando do Curso de Licenciatura em Biologia. E-mail: nicacioassessoria@gmail.com; ORCID ID:  https://orcid.org/0000-0002-2303-839X

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 204
  • pdf downloads: 277

Como Citar

MONTEIRO DA CONCEIÇÃO, J. L. .; NICÁCIO FERREIRA, F. . Por uma avaliação a serviço do ensino e aprendizagem: For an assessment at the service of teaching and learning . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4803. Acesso em: 26 abr. 2024.