A educação física e aprendizagem social: um diálogo de Bracht com a filosofia marxista
Physical education and social learning: a Bracht dialogue with Marxist philosophy
Resumo
Em 1992, Valter Bracht lançava Educação física e aprendizagem social, seu primeiro livro. Nele, havia referência a obra de diversos autores renomados, inclusive ao alemão Karl Marx. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise epistemológica do livro, averiguando se seu referencial teórico poderia ser considerado marxista. Para tal, realizamos uma revisão criteriosa acerca do método marxista e suas principais categorias. Como referencial teórico, temos o próprio Karl Marx e seu método adotado para a elaboração de suas obras e descrito na Introdução a Crítica da Economia Política, de 1857. Então, analisamos os conceitos e categorias utilizados por Bracht e qual o seu grau de aproximação ou afastamento com a teoria marxiana e marxista. Concluimos que o autor se aproxima muito mais das obras de Jürgen Habermas do que propriamente de Karl Marx.
Palavras-chave: Epistemologia; Marxismo; Bracht
Abstract
In 1992, Valter Bracht released Physical Education and Social Learning, his first book. In it, there was reference to the work of several renowned authors, including the German Karl Marx. The objective of this work was to carry out an epistemological analysis of the book, investigating whether its theoretical framework could be considered Marxist. To this end, we carry out a careful review of the Marxist method and its main categories. As a theoretical reference, we have Karl Marx himself and his method adopted for the elaboration of his works and described in the Introduction to the Critique of Political Economy, from 1857. Then, we analyze the concepts and categories used by Bracht and what is their degree of approximation or distance with Marxian and Marxist theory. We conclude that the author is much closer to the works of Jürgen Habermas than himself to Karl Marx.
Key-words: Epistemology; Marxism; Bracht
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