A educação física e aprendizagem social: um diálogo de Bracht com a filosofia marxista

Physical education and social learning: a Bracht dialogue with Marxist philosophy

Autores

Resumo

Em 1992, Valter Bracht lançava Educação física e aprendizagem social, seu primeiro livro. Nele, havia referência a obra de diversos autores renomados, inclusive ao alemão Karl Marx. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise epistemológica do livro, averiguando se seu referencial teórico poderia ser considerado marxista. Para tal, realizamos uma revisão criteriosa acerca do método marxista e suas principais categorias. Como referencial teórico, temos o próprio Karl Marx e seu método adotado para a elaboração de suas obras e descrito na Introdução a Crítica da Economia Política, de 1857. Então, analisamos os conceitos e categorias utilizados por Bracht e qual o seu grau de aproximação ou afastamento com a teoria marxiana e marxista. Concluimos que o autor se aproxima muito mais das obras de Jürgen Habermas do que propriamente de Karl Marx.

Palavras-chave: Epistemologia; Marxismo; Bracht

 

Abstract

In 1992, Valter Bracht released Physical Education and Social Learning, his first book. In it, there was reference to the work of several renowned authors, including the German Karl Marx. The objective of this work was to carry out an epistemological analysis of the book, investigating whether its theoretical framework could be considered Marxist. To this end, we carry out a careful review of the Marxist method and its main categories. As a theoretical reference, we have Karl Marx himself and his method adopted for the elaboration of his works and described in the Introduction to the Critique of Political Economy, from 1857. Then, we analyze the concepts and categories used by Bracht and what is their degree of approximation or distance with Marxian and Marxist theory. We conclude that the author is much closer to the works of Jürgen Habermas than himself to Karl Marx.

Key-words: Epistemology; Marxism; Bracht

Biografia do Autor

Vinicius de Moraes Campos de Azevdo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Rio de Janeiro – 2020) e atualmente é mestrando em educação pela Universidde Federal do Rio de Janeiro, membro do .  grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, lazer e Educação Física (GEPOLES) e do do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). Email: viniciusdemoraes@ufrj.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0389-181X  CV: http://lattes.cnpq.br/5118403737292800. Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, CEP - 22290-240

Marcelo Paula de Melo , Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Doutor em Serviço Social pela UFRJ (2011), Leciona na Escola de Educação Física e Desportos e no Programa de pós graduação em educação na UFRJ. Atua com ensino, pesquisa e extensão nos campos de políticas públicas de educação, lazer, esporte, Política Educacional, e teoria social e esporte. Líder do grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, lazer e Educação Física (GEPOLES). Email: marcelaomelo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0146-4275 CV: http://lattes.cnpq.br/9618187525201061 Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 540 - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21941-599

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). E-mail: brunogawry@gmail.com ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7974-1711 CV: http://lattes.cnpq.br/3879273506660211 Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, CEP 22290-240

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Publicado

01/12/2021