Tecnologias no Contexto Educacional: Os Novos Perfis para a Educação na Era Digital

Technologies in the Educational Context: The New Profiles for Education in the Digital Age

Autores

  • Vanessa Andriani Maria vanessamariaadvs@gmail.com
    UNIT/Sergipe

Resumo

Desde o princípio, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) estiveram disponíveis para as práticas pedagógicas e contribuíram substancialmente no ambiente social escolar, ajudando no intercâmbio entre aluno, escola e mundo objetivando aproximá-los de diferentes informações. O desenvolvimento deste estudo é de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, com o intuito de descrever os desafios de ser professor no ensino a distância frente à tecnologia da informação. Este estudo permite fazer uma reflexão sobre a emergência de utilizar-se das TDICs no ambiente educacional, como ferramentas de ensino-aprendizagem, bem como os desafios enfrentados pelos professores quando de sua inserção nas práticas educacionais nesse novo modelo de ensino.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Desafios Atuais; Emergências Pedagógicas.

 

 

 

Abstract

From the beginning, Information and Communication Technologies (ITCs) were available for pedagogical practices and contributed substantially to the school social environment, helping in the exchange between student, school and world aiming to bring them closer to different information. The development of this study is bibliographic in nature and qualitative in nature, in order to describe the challenges of being a teacher in distance learning in the face of information technology. This study allows us to reflect on the emergence of using TTs in the educational environment, as teaching-learning tools, as well as the challenges faced by teachers when they are included in educational practices in this new teaching model.

Keywords: Pedagogical Practices; Current Challenges; Pedagogical Emergencies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Andriani Maria, UNIT/Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju – Sergipe, Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pós-Graduada em Advocacia Trabalhista e Cível pelo Centro Universitário UNA, Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Ciberculta (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: mariaadvocaciasm@gmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3492-8512

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 418
  • pdf downloads: 434

Como Citar

ANDRIANI MARIA, V. Tecnologias no Contexto Educacional: Os Novos Perfis para a Educação na Era Digital: Technologies in the Educational Context: The New Profiles for Education in the Digital Age. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4788. Acesso em: 9 dez. 2024.