Tecnologias no Contexto Educacional: Os Novos Perfis para a Educação na Era Digital
Technologies in the Educational Context: The New Profiles for Education in the Digital Age
Resumo
Desde o princípio, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) estiveram disponíveis para as práticas pedagógicas e contribuíram substancialmente no ambiente social escolar, ajudando no intercâmbio entre aluno, escola e mundo objetivando aproximá-los de diferentes informações. O desenvolvimento deste estudo é de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, com o intuito de descrever os desafios de ser professor no ensino a distância frente à tecnologia da informação. Este estudo permite fazer uma reflexão sobre a emergência de utilizar-se das TDICs no ambiente educacional, como ferramentas de ensino-aprendizagem, bem como os desafios enfrentados pelos professores quando de sua inserção nas práticas educacionais nesse novo modelo de ensino.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Desafios Atuais; Emergências Pedagógicas.
Abstract
From the beginning, Information and Communication Technologies (ITCs) were available for pedagogical practices and contributed substantially to the school social environment, helping in the exchange between student, school and world aiming to bring them closer to different information. The development of this study is bibliographic in nature and qualitative in nature, in order to describe the challenges of being a teacher in distance learning in the face of information technology. This study allows us to reflect on the emergence of using TTs in the educational environment, as teaching-learning tools, as well as the challenges faced by teachers when they are included in educational practices in this new teaching model.
Keywords: Pedagogical Practices; Current Challenges; Pedagogical Emergencies.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 421
- pdf downloads: 435