O olhar discente na pós-graduação: desafios e possibilidades no ensino remoto

The student perspective in post-graduation: challenges and possibilities in remote teaching

Autores

Resumo

O tema busca discutir os enfrentamentos da Turma 8 do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) no contexto pandêmico. O objetivo geral, analisar os desafios e estratégias encontrados pelos discentes, na modalidade do ensino remoto, para o acesso e construção das aprendizagens na pandemia, no curso de pós-graduação. O problema é quais desafios e estratégias encontrados pelos discentes para o acesso e construção das aprendizagens na pandemia? A metodologia foi a abordagem qualitativa na pesquisa participante, o questionário o dispositivo metodológico para reunir as informações organizadas em achados e significados. Os resultados permearam na dificuldade de conexão, planejamento da rotina, adaptação à linguagem digital, o estar em casa, interagir e produzir aprendizagens individuais e coletivas.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Desafios; Possibilidades

 

Abstract

This paper discusses the confrontations of the 8th group from the Professional Master’s Degree in Youth and Adult Education (MPEJA) during the pandemic context. The overall aim is to analyze challenges and strategies faced by the students in remote teaching for accessing and developing learning during the pandemic in post-graduation. In this respect, we seek to understand what strategies and challenges faced by the students for accessing and developing learning during the pandemic. The methodology applied was the qualitative in participative research and the methodological tool to gather the information organized in meaningful findings was the questionnaire. The results permeated the internet connection problems, routine planning, adaptation to the digital language, being at home, as well as the process of interacting and producing individual and collective learning.  

Key-words: Remote Teaching; Challenges; Possibilities.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irami Santos Lopes, Universidade do Estado da Bahia

Professora e Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Educação Pública e Básica. Email: irami.lopes@gmail.com  ORCID: http://orcid.org/ 0000-0003-2624-9982

 

Patrícia Santiago Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Educação Pública e Básica. Email: patysanty2008@hotmail.com  ORCID: http://orcid.org/ 0000-0002-1986-7857

Tânia Regina Dantas, UNEB

Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8, Mestre em Didática e Organização do Ensino pela Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em Educação de Adultos (UFPB), Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Editora Geral da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA), Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Autobiografia e Políticas Públicas – FORMAPP.

E-mail: tdantas@uneb.br    ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0953-512X

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 192
  • pdf downloads: 129

Como Citar

LOPES, I. S.; FERREIRA, P. S. .; DANTAS, . T. R. . O olhar discente na pós-graduação: desafios e possibilidades no ensino remoto: The student perspective in post-graduation: challenges and possibilities in remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4694. Acesso em: 4 dez. 2024.