O olhar discente na pós-graduação: desafios e possibilidades no ensino remoto
The student perspective in post-graduation: challenges and possibilities in remote teaching
Resumo
O tema busca discutir os enfrentamentos da Turma 8 do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) no contexto pandêmico. O objetivo geral, analisar os desafios e estratégias encontrados pelos discentes, na modalidade do ensino remoto, para o acesso e construção das aprendizagens na pandemia, no curso de pós-graduação. O problema é quais desafios e estratégias encontrados pelos discentes para o acesso e construção das aprendizagens na pandemia? A metodologia foi a abordagem qualitativa na pesquisa participante, o questionário o dispositivo metodológico para reunir as informações organizadas em achados e significados. Os resultados permearam na dificuldade de conexão, planejamento da rotina, adaptação à linguagem digital, o estar em casa, interagir e produzir aprendizagens individuais e coletivas.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Desafios; Possibilidades
Abstract
This paper discusses the confrontations of the 8th group from the Professional Master’s Degree in Youth and Adult Education (MPEJA) during the pandemic context. The overall aim is to analyze challenges and strategies faced by the students in remote teaching for accessing and developing learning during the pandemic in post-graduation. In this respect, we seek to understand what strategies and challenges faced by the students for accessing and developing learning during the pandemic. The methodology applied was the qualitative in participative research and the methodological tool to gather the information organized in meaningful findings was the questionnaire. The results permeated the internet connection problems, routine planning, adaptation to the digital language, being at home, as well as the process of interacting and producing individual and collective learning.
Key-words: Remote Teaching; Challenges; Possibilities.
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