A cultura por meio dos projetos escolares: uma formação para o protagonismo estudantil

Culture through school projects: training for student protagonism

Autores

  • Lidiane Sousa Trindade lidiane.sousa.trindade@gmail.com
    Uesb
  • Mary Weinstein mary.weinstein@uesb.edu.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Neste artigo trataremos da inserção da cultura na educação básica. Temos como objetivo compreender se a cultura  é considerada no processo de formação dos estudantes. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura. E como base teórica nas obras de Paulo Freire, pois este educador propõe uma educação dialógica, emancipadora com ênfase no protagonismo dos educandos. Os sujeitos da pesquisa são 22 estudantes do ensino médio de uma escola da rede estadual e seis professores, que responderam aos questionários aplicados via Google Forms. Como resultados, percebemos que os projetos pedagógicos devem ser elaborados pensando no contexto cultural dos educandos e educadores. Daí a importância de valorizar o estudo a partir do local na educação básica.

Palavras-chave: Cultura; Educação; Juventudes

 

Abstract

In this article, we will deal with the insertion of culture in basic education and the objective is to understand if culture is considered in the students' education process. The research subjects are high school students from a state school. And it has the participation of 22 students and six teachers, who answered the questionnaires applied via Google Forms. It is a qualitative approach and we performed a literature review. We have as theoretical basis the works of Paulo Freire, as this educator proposes a dialogical, emancipatory education with an emphasis on the role of the students. As a result, we realized that pedagogical projects would be more successful if they were designed thinking about the cultural context of students and educators. Hence the importance of valuing study from the place in basic education.

Keywords: Culture; Education; Youths

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Sousa Trindade, Uesb

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: lidiane.sousa.trindade@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3720-2322

 

Mary Weinstein, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora no departamento de Filosofia e Ciências humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Leciona nas pós-graduações em Ensino (Uesb) e Museologia (Ufba). Coordena o grupo de pesquisa Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural e o projeto de extensão Cidades e Memórias. E-mail: mary.weinstein@uesb.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8911-3447.

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 110
  • pdf downloads: 103

Como Citar

SOUSA TRINDADE, L.; WEINSTEIN, M. A cultura por meio dos projetos escolares: uma formação para o protagonismo estudantil : Culture through school projects: training for student protagonism . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4678. Acesso em: 25 abr. 2024.