Dificuldades de aprendizagem na escola e o uso excessivo de medicamentos
Learning Difficulties at School and over use of medicines
Resumo
Atualmente, a medicalização na educação está em evidência por causa do consumo de medicamentos que podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo discutir o aumento do uso de medicamentos para justificar as dificuldades de aprendizagem na escola, além de destacar a importância da escola e do professor no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem. Com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema em questão, partindo da seguinte indagação: a escola é um espaço destinado apenas para os alunos considerados “normais”? Por meio deste estudo, conclui-se que enquadrar uma criança em um diagnóstico precipitado pode acarretar diversas consequências, dentre elas, o uso de medicamentos como a estratégia mais eficaz e rápida. Porém, o olhar atento dos professores e de toda a equipe pedagógica dialogando com a família pode diminuir o número elevado de crianças encaminhadas aos profissionais de saúde com comportamentos considerados “anormais”. O intuito é chamar a atenção para a possibilidade de outros tipos de abordagens possíveis que não apenas a biológica.
Palavras-chave: Medicalização; Dificuldades; Aprendizagem; Crianças.
Abstract
Currently, medicalization in education is in evidence because of the consumption of medicines that can help students learn. In view of this, this work aims to discuss the increase in the use of medicines to justify learning difficulties in school, in addition to highlighting the importance of school and teacher at work with students with learning difficulties. Based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, a bibliographic study was conducted on the subject in question, starting from the following question: is the school a space intended only for students considered "normal"? Through this study, it is concluded that the inclusion of a child in a hasty diagnosis can lead to several consequences, among them, the use of medicines as the most effective and rapid strategy. However, the attentive gaze of teachers and the entire pedagogical team in dialogue with the family may decrease the high number of children referred to health professionals with behaviors considered "abnormal". The intention is to draw attention to the possibility of other types of possible approaches than biological ones.
Keywords: Medicalization; Difficulties; Learning; Children.
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