Reorganização e religação dos saberes: formação docente e práticas de ensino em Geografia

Reorganizing and reconnecting knowledge: teacher training and teaching practices in Geography

Autores

Resumo

O presente artigo versa sobre o papel das experiências docentes na formação de pós-graduação. Neste sentido, objetiva tecer breves considerações sobre o desafio da docência no ensino superior na perspectiva do profissional em formação. Uma reflexão que parte de intervenções realizadas no âmbito do Estágio Docência e de Laboratórios de Ensino em Geografia, que colocam em relevo os desafios e as fragilidades resultantes de uma formação deficitária onde a articulação entre teoria e prática nem sempre acontece. As reflexões apresentadas são resultantes de pesquisa bibliográfica articulada a pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que iniciativas como a desenvolvida com os Laboratórios de Ensino em Geografia a integrar teoria e prática docente, se tornam essenciais para a construção do ser docente e de uma identificação enquanto educador.  

Palavras-chave: Ensino superior; Formação docente; Docência em Geografia.

 

Abstract

The present article addresses the role of teaching in a graduate course. It aims to make brief considerations about the challenge of teaching in higher education, from the perspective of the professional in training. This is a reflection that stems from interventions carried out within the Teaching Internship and Teaching Laboratories in Geography, which highlight the challenges and weaknesses resulting from deficient training, in which articulation between theory and practice does not always happen. The reflections presented results from bibliographical research linked to action research. The results obtained show that initiatives such as the one developed with the Teaching Laboratories in Geography, integrating theory and teaching practice, become essential for the construction of a teacher and of identification as an educator. 

Keywords: University education; Teacher training: Teaching in Geography.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldeíze Bonifácio da Silva, UFRN

Graduada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Integrante do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb – UFRN). Atualmente, professora de Geografia do Cursinho do DCE – UFRN.

E- mail: aldeizebs@hotmail.com   ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5486-4889

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 86
  • pdf downloads: 62

Como Citar

BONIFÁCIO DA SILVA, A. Reorganização e religação dos saberes: formação docente e práticas de ensino em Geografia: Reorganizing and reconnecting knowledge: teacher training and teaching practices in Geography. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4660. Acesso em: 26 dez. 2024.