A interculturalidade e o ensino de ciências nas comunidades indígenas: revisão integrativa da literatura
Interculturality and science education in indigenous communities: integrative literature review
Resumo
Trata-se de um estudo do tipo exploratório e retrospectivo sob a forma de uma Revisão Integrativa da Literatura, cujo objetivo foi analisar o conhecimento descrito na literatura da última década, sobre a Interculturalidade no ensino das ciências naturais em escolas e comunidades indígenas no Brasil. Após as buscas nas bases de dados em pesquisa e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 16 trabalhos que compuseram a amostra desta revisão, cujo objeto de análise foram as conclusões dos estudos, o que permitiu estabelecer 3 categorias temáticas: Problematização do Ensino tradicional; A Interculturalidade no Combate às Desigualdades Sociais; Interculturalidade no Ensino de Ciências.A análise dos estudos revelou que o ensino intercultural das ciências naturais, não se condiciona apenas a apresentar os postulados científicos aos alunos, mas é o que une os saberes científicos da cultura ocidental com o conhecimento e sabedoria das comunidades indígenas, sendo considerado pelos estudos investigados, como a melhor forma de promover o respeito à natureza, às diferenças e construir um futuro mais respeitoso e amigável entre todos os povos.
Palavras-chave: Interculturalidade; Educação; Indígenas; Ciências.
Abstract
This is an exploratory and retrospective study in the form of an Integrative Literature Review, whose objective was to analyze the knowledge described in the literature of the last decade, on Interculturality in the teaching of natural sciences in schools and indigenous communities in Brazil. After searching the research databases and applying the inclusion and exclusion criteria, 16 works that comprised the sample of this review, whose object of analysis were the conclusions of the studies, which allowed to establish 3 thematic categories: Problematization of traditional education; Interculturality in the Fight against Social Inequalities; Interculturality in Science Education. The analysis of the studies revealed that the intercultural teaching of natural sciences is not only conditioned to present scientific postulates to students, but it is what unites the scientific knowledge of Western culture with the knowledge and wisdom of indigenous communities, being considered by the investigated studies as the best way to promote respect for nature, differences and build a more respectful and friendly future among all peoples.
Keywords: Interculturality; Education; Indigenous People; Sciences.
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