A interculturalidade e o ensino de ciências nas comunidades indígenas: revisão integrativa da literatura

Interculturality and science education in indigenous communities: integrative literature review

Autores

  • Zidcley Barboza Alves zildcley@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-0101-4124
  • Maria Amábia Viana Gomes amabiaviana@gmail.com
    Professora Bolsista do Sistema Universidade Aberta do Brasil - Curso Ciências Biologicas- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-1623-3808
  • Adalberon Moreira de Lima Filho adalberon.filho@ifal.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo exploratório e retrospectivo sob a forma de uma Revisão Integrativa da Literatura, cujo objetivo foi analisar o conhecimento descrito na literatura da última década, sobre a Interculturalidade no ensino das ciências naturais em escolas e comunidades indígenas no Brasil. Após as buscas nas bases de dados em pesquisa e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 16 trabalhos que compuseram a amostra desta revisão, cujo objeto de análise foram as conclusões dos estudos, o que permitiu estabelecer 3 categorias temáticas: Problematização do Ensino tradicional; A Interculturalidade no Combate às Desigualdades Sociais; Interculturalidade no  Ensino de Ciências.A análise dos estudos revelou que o ensino intercultural das ciências naturais, não se condiciona apenas a apresentar os postulados científicos aos alunos, mas é o que une os saberes científicos da cultura ocidental com o conhecimento e sabedoria das comunidades indígenas, sendo considerado pelos estudos investigados, como a melhor forma de promover o respeito à natureza, às diferenças e construir um futuro mais respeitoso e amigável entre todos os povos.

Palavras-chave: Interculturalidade; Educação; Indígenas; Ciências.

Abstract

This is an exploratory and retrospective study in the form of an Integrative Literature Review, whose objective was to analyze the knowledge described in the literature of the last decade, on Interculturality in the teaching of natural sciences in schools and indigenous communities in Brazil. After searching the research databases and applying the inclusion and exclusion criteria, 16 works that comprised the sample of this review, whose object of analysis were the conclusions of the studies, which allowed to establish 3 thematic categories: Problematization of traditional education; Interculturality in the Fight against Social Inequalities; Interculturality in Science Education. The analysis of the studies revealed that the intercultural teaching of natural sciences is not only conditioned to present scientific postulates to students, but it is what unites the scientific knowledge of Western culture with the knowledge and wisdom of indigenous communities, being considered by the investigated studies as the best way to promote respect for nature, differences and build a more respectful and friendly future among all peoples.

Keywords: Interculturality; Education; Indigenous People; Sciences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zidcley Barboza Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licenciado em Ciências Biológicas – egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. E-mail: zildcley@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0101-4124

Maria Amábia Viana Gomes, Professora Bolsista do Sistema Universidade Aberta do Brasil - Curso Ciências Biologicas- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Mestra em Educação. Professora Bolsista do Sistema Universidade Aberta (UAB) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. E-mail:   amabiaviana@gmail.com.  Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1623-3808

 

Adalberon Moreira de Lima Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. E-mail: adalberon.filho@ifal.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0277-1047

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 299
  • pdf downloads: 268

Como Citar

BARBOZA ALVES, Z.; VIANA GOMES, M. A.; LIMA FILHO, A. M. de. A interculturalidade e o ensino de ciências nas comunidades indígenas: revisão integrativa da literatura: Interculturality and science education in indigenous communities: integrative literature review. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4599. Acesso em: 29 mar. 2024.