Subjetividade e Identidade Docente de uma professora de Ciências

Subjectivity and Teaching Identity of a Science Teacher

Autores

  • Bruna Lívia da Silva Oliveira brunalivia.so@gmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Andrela Garibaldi Loureiro Parente andrela@ufpa.br
    Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA https://orcid.org/0000-0003-3396-700X

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado e teve por objetivo investigar que condições produzem mudanças na subjetividade de uma professora de Ciências na direção da constituição de uma identidade docente na perspectiva da Teoria da Subjetividade de González Rey. Para a construção das informações foram utilizados complemento de frases, entrevista e redação. No caso estudado investigamos a movimentação da subjetividade da professora Jéssica que após ter concluído o curso de licenciatura não tinha o desejo de ser professora, mas ao entrar no contexto de sala de aula se identifica com a profissão. A partir desta pesquisa consideramos que a constituição da identidade docente do estudante de graduação deve ser uma prioridade dos cursos de formação para que o estudante, ainda em seu curso de formação inicial, possa começar a se reconhecer como professor.

Palavras-chave: Identidade docente; Subjetividade; Ensino de Ciências.

 

Abstract

This article is an excerpt from a master's research and aimed to investigate which conditions produce changes in the subjectivity of a science teacher towards the constitution of a teaching identity from the perspective of González Rey's Theory of Subjectivity. Construction of information were used complementing sentences, interview and writing. In the case studied, we investigated the movement of the subjectivity of the teacher Jessica who, after having completed the degree course, had no desire to be a teacher, but when entering the context of the classroom, she identifies with the profession. Based on this research, we consider that the constitution of the undergraduate student's teaching identity should be a priority in training courses so that the student, still in his initial training course, can begin to recognize himself as a teacher.

Key-words: Teaching identity; Subjectivity; Science teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lívia da Silva Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/UFPA. Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em biologia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Email: brunalivia.so@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1631-8481

 

Andrela Garibaldi Loureiro Parente, Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/BAURU. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará – IEMCI/UFPA. Licenciada Plena em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora Associada I na Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA.

E-mail: andrela@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3396-700X

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 106
  • pdf downloads: 113

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, B. L.; PARENTE, A. G. L. Subjetividade e Identidade Docente de uma professora de Ciências : Subjectivity and Teaching Identity of a Science Teacher . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4555. Acesso em: 26 abr. 2024.