Alfabetização Intercultural Paiter Surui: ler e escrever com foco na cultura escrita

Alfabetización Intercultural Paiter Surui: leer y escribir con foco en la cultura escrita

Autores

  • Naraykopega Surui naraykopegapaiter@gmail.com
    Universidade Federal de Rondônia
  • Josélia Gomes Neves joseliagomesneves@gmail.com
    Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-2318-5397

Resumo

Resumo

Após o contato com o Estado brasileiro os Povos Indígenas passaram a vivenciar experiências com a escrita. Com o intuito de compreender como a alfabetização intercultural tem ocorrido entre os Paiter é que desenvolvemos o presente estudo. Foi realizado na Escola Paiterey que atende as aldeias Lobó e Tikã na Terra Indígena Sete de Setembro, Cacoal, estado de Rondônia em 2015. A metodologia utilizada foi a da pesquisa narrativa e documental. Os resultados apontaram que os processos iniciais da leitura e da escrita entre os Paiter têm ocorrido por meio de atividades que ora se aproximam da concepção empirista representada pelo modelo da cartilha ou da visão construtivista (FERREIRO, 1985). Posteriormente estes conhecimentos são mobilizados na prática social resultando em múltiplos registros a favor dos interesses do Povo como elementos culturais de sua atual identidade.

Palavras-chave: Povo Paiter Suruí; Alfabetização Intercultural; Cultura Escrita.  

 

Resumen
Tras el contacto con el Estado brasileño los Pueblos Indígenas pasaron a vivenciar experiencias con la escritura. Con el fin de comprender cómo la alfabetización intercultural ha ocurrido entre los Paiter es que desarrollamos el presente estudio. Se realizó en la Escuela Paiterey que atiende las aldeas Lobó y Tikã en la Tierra Indígena Sete de Setembro, Cacoal, estado de Rondônia en 2015. La metodología utilizada fue la de la investigación narrativa y documental. Los resultados apuntaron que los procesos iniciales de la lectura y de la escritura entre los Paiter han ocurrido por medio de actividades que ahora se aproximan a la concepción empirista representada por el modelo de la cartilla o de la visión constructivista (FERREIRO, 1985). Posteriormente estos conocimientos son movilizados en la práctica social resultando en múltiples registros a favor de los intereses del Pueblo como elementos culturales de su actual identidad.

Palabras clave: Pueblo Paiter Suruí; Alfabetización Intercultural; Cultura Escrita.

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Biografia do Autor

Naraykopega Surui, Universidade Federal de Rondônia

Professor da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Paiterey

Graduado no curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

Atualmente é cursista da Especialização em Educação Escolar Indígena (UNIR)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2776-732X   E-mail: naraykopegasurui@gmail.com

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar.

Professora na Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional. Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná-RO – Brasil.

Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2318-5397 E-mail: joseliagomesneves@gmail.com 

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

SURUI, N.; GOMES NEVES, J. Alfabetização Intercultural Paiter Surui: ler e escrever com foco na cultura escrita: Alfabetización Intercultural Paiter Surui: leer y escribir con foco en la cultura escrita. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4531. Acesso em: 8 dez. 2024.