Sobre o protagonismo-outro: a desviança em adolescentes privados de liberdade

Sobre el protagonismo-otro: la desviación en adolescentes privados de libertad

Autores

  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Roberta de Alencar Oliveira

Resumo

Esse trabalho analisa a desviança enquanto expressão de um protagonismo-Outro de adolescentes privados de liberdade no estado da Paraíba, Brasil. Pressupomos que toda realidade social desenvolve-se sob condições objetivas e subjetivas, que condicionam, em última instância, as formações sociais. A lente teórico-epistemológica que orienta o estudo são os Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos e a abordagem psicossocial da Teoria Societal. Para coleta e produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros no Diário de Campo. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados iniciais apontam para o fato de que a desviança pode significar a possibilidade de reconhecimento do adolescente na sua comunidade, o que sugere o exercício de um protagonismo invertido e de resistência, que encontra-se em conflito com a concepção majoritária que propõe a sua adaptação a regras sociais que não fazem parte do seu território social.

Palavras-chave: Adolescentes; Protagonismo-outro; Desviança.

 

Resumen

Este trabajo analiza la desviación como expresión de un Protagonismo-Otro de los adolescentes privados de libertad en el estado de Paraíba, Brasil. Asumimos que toda realidad social se desarrolla bajo condiciones objetivas y subjetivas, que en última instancia condicionan las formaciones sociales. El lente teórico-epistemológico que sustenta el estudio son los Estudios Poscoloniales Latinoamericanos y el enfoque psicosocial de la Teoría de la Sociedad. Para la recolección y producción de datos, realizamos entrevistas semiestructuradas, observación participante y registros en el Diario de Campo. Los datos fueron sometidos a Análisis de Contenido y los resultados iniciales apuntan a que la desviación puede significar la posibilidad de reconocer al adolescente en su comunidad, lo que sugiere el ejercicio de un protagonismo y resistencia invertidos, lo cual se encuentra en conflicto con la concepción mayoritaria que propone su adaptación a reglas sociales que no forman parte de su territorio social.

Palabras-claves: Adolescentes; Protagonismo-Otro; Desviación.

Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular Aposentada do Centro de Educação da Universidade Federal do Paraíba, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB

Professora Visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil - Programa de Pós-Graduação em Ensino

Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança- NUPEC/UFPB

Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB

E-mail: adelaide.ufpb@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9010-6436

 

Maria Roberta de Alencar Oliveira

Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUPEC/UFPB). Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos da UERN.

Email: mariaroberta@uern.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5615-6982

Downloads

Publicado

01/12/2021