Sobre o protagonismo-outro: a desviança em adolescentes privados de liberdade
Sobre el protagonismo-otro: la desviación en adolescentes privados de libertad
Resumo
Esse trabalho analisa a desviança enquanto expressão de um protagonismo-Outro de adolescentes privados de liberdade no estado da Paraíba, Brasil. Pressupomos que toda realidade social desenvolve-se sob condições objetivas e subjetivas, que condicionam, em última instância, as formações sociais. A lente teórico-epistemológica que orienta o estudo são os Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos e a abordagem psicossocial da Teoria Societal. Para coleta e produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros no Diário de Campo. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados iniciais apontam para o fato de que a desviança pode significar a possibilidade de reconhecimento do adolescente na sua comunidade, o que sugere o exercício de um protagonismo invertido e de resistência, que encontra-se em conflito com a concepção majoritária que propõe a sua adaptação a regras sociais que não fazem parte do seu território social.
Palavras-chave: Adolescentes; Protagonismo-outro; Desviança.
Resumen
Este trabajo analiza la desviación como expresión de un Protagonismo-Otro de los adolescentes privados de libertad en el estado de Paraíba, Brasil. Asumimos que toda realidad social se desarrolla bajo condiciones objetivas y subjetivas, que en última instancia condicionan las formaciones sociales. El lente teórico-epistemológico que sustenta el estudio son los Estudios Poscoloniales Latinoamericanos y el enfoque psicosocial de la Teoría de la Sociedad. Para la recolección y producción de datos, realizamos entrevistas semiestructuradas, observación participante y registros en el Diario de Campo. Los datos fueron sometidos a Análisis de Contenido y los resultados iniciales apuntan a que la desviación puede significar la posibilidad de reconocer al adolescente en su comunidad, lo que sugiere el ejercicio de un protagonismo y resistencia invertidos, lo cual se encuentra en conflicto con la concepción mayoritaria que propone su adaptación a reglas sociales que no forman parte de su territorio social.
Palabras-claves: Adolescentes; Protagonismo-Otro; Desviación.
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