Sobre o protagonismo-outro: a desviança em adolescentes privados de liberdade

Sobre el protagonismo-otro: la desviación en adolescentes privados de libertad

Autores

  • Adelaide Alves Dias adelaide.ufpb@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Roberta de Alencar Oliveira robertaalencaroliveira@hotmail.com

Resumo

Esse trabalho analisa a desviança enquanto expressão de um protagonismo-Outro de adolescentes privados de liberdade no estado da Paraíba, Brasil. Pressupomos que toda realidade social desenvolve-se sob condições objetivas e subjetivas, que condicionam, em última instância, as formações sociais. A lente teórico-epistemológica que orienta o estudo são os Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos e a abordagem psicossocial da Teoria Societal. Para coleta e produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros no Diário de Campo. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados iniciais apontam para o fato de que a desviança pode significar a possibilidade de reconhecimento do adolescente na sua comunidade, o que sugere o exercício de um protagonismo invertido e de resistência, que encontra-se em conflito com a concepção majoritária que propõe a sua adaptação a regras sociais que não fazem parte do seu território social.

Palavras-chave: Adolescentes; Protagonismo-outro; Desviança.

 

Resumen

Este trabajo analiza la desviación como expresión de un Protagonismo-Otro de los adolescentes privados de libertad en el estado de Paraíba, Brasil. Asumimos que toda realidad social se desarrolla bajo condiciones objetivas y subjetivas, que en última instancia condicionan las formaciones sociales. El lente teórico-epistemológico que sustenta el estudio son los Estudios Poscoloniales Latinoamericanos y el enfoque psicosocial de la Teoría de la Sociedad. Para la recolección y producción de datos, realizamos entrevistas semiestructuradas, observación participante y registros en el Diario de Campo. Los datos fueron sometidos a Análisis de Contenido y los resultados iniciales apuntan a que la desviación puede significar la posibilidad de reconocer al adolescente en su comunidad, lo que sugiere el ejercicio de un protagonismo y resistencia invertidos, lo cual se encuentra en conflicto con la concepción mayoritaria que propone su adaptación a reglas sociales que no forman parte de su territorio social.

Palabras-claves: Adolescentes; Protagonismo-Otro; Desviación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular Aposentada do Centro de Educação da Universidade Federal do Paraíba, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB

Professora Visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil - Programa de Pós-Graduação em Ensino

Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança- NUPEC/UFPB

Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB

E-mail: adelaide.ufpb@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9010-6436

 

Maria Roberta de Alencar Oliveira

Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUPEC/UFPB). Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos da UERN.

Email: mariaroberta@uern.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5615-6982

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 101
  • pdf downloads: 146

Como Citar

ALVES DIAS, A.; OLIVEIRA, M. R. de A. Sobre o protagonismo-outro: a desviança em adolescentes privados de liberdade: Sobre el protagonismo-otro: la desviación en adolescentes privados de libertad. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4508. Acesso em: 19 abr. 2024.