Educação e protagonismo indígena no sertão da Amazônia colonial brasileira (1768-1774)

Education and indigenous protagonism in the hinterland of the Brazilian colonial Amazon (1768-1774)

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Resumo

O presente artigo analisa a educação indígena na Amazônia colonial brasileira do século XVIII, tendo como fontes norteadoras os diários de viagem do padre José Monteiro de Noronha e do governador do Rio Negro, Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, escritos respectivamente nos anos de 1768 e 1774, em visita a vários aldeamentos no interior da Amazônia. Os registros das viagens e do cotidiano dessas localidades nos mostram que mesmo em meio aos abusos, a exploração, lutas e resistências advindas do processo de colonização, esses povos indígenas protagonizaram uma história da educação, cujo sistema educativo, invisível ao olhar do colonizador, era possuidor de uma lógica própria que ultrapassava os limites das aldeias, formando uma ampla rede educativa, na qual educavam os seus, aqueles por onde passavam, bem como os viajantes que os visitavam.

Palavras-chave: Educação; Povos indígenas; Amazônia colonial brasileira.

 

Abstract

This article analyzes indigenous education in the Brazilian colonial Amazon in the 18th century, using as sources the travel diaries of Father José Monteiro de Noronha and the governor of Rio Negro, Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, written respectively in the years 1768 and 1774, on a visit to several villages in the interior of the Amazon. The records of travels and the daily life of these locations show us that even amidst the abuses, the exploitation, the struggles and resistance arising from the colonization process, these indigenous peoples played a leading role in a history of education, whose educational system, invisible to the colonizer’s eyes, had its own logic that went beyond the limits of villages and towns, forming a wide educational network, in which they educated their own people, those they passed through, as well as the travelers who visited them.

Keywords: Education; Indian people; Brazilian Colonial Amazon.

 

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Biografia do Autor

Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/UFPA. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA. adrienepimenta@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2641-993X.

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

É Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal. Professora titular da Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/UFPA. laura_alves@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2936-605X.

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

PIMENTA, A. S. F.; SILVA ARAÚJO ALVES, L. M. . Educação e protagonismo indígena no sertão da Amazônia colonial brasileira (1768-1774): Education and indigenous protagonism in the hinterland of the Brazilian colonial Amazon (1768-1774). Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4474. Acesso em: 28 mar. 2024.