“Respeita as mina”: Ensino de Sociologia pelo instagram como recurso pedagógico à desnaturalização da violência simbólica sofrida por mulheres
"Respect the mines": Teaching Sociology through Instagram as a pedagogical resource for the denaturalization of symbolic violence suffered by women
Resumo
A violência simbólica direcionada às mulheres por meio das mídias e redes sociais digitais é uma realidade cada vez mais presente, na medida em que se vê uma naturalização e uma banalização das diversas formas de violência. Diante deste contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender como o ensino de Sociologia, pode contribuir para o processo de desnaturalização da violência simbólica sofrida por mulheres nas mídias e redes sociais digitais, utilizando-se do Instagram e aliado aos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de tipo Intervenção Pedagógica com alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual de Campos dos Goytacazes - RJ. Os resultados apontaram que os alunos puderam desnaturalizar a violência simbólica e os papéis de gênero inculcados socialmente, a partir de uma sequência didática baseada na PHC.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Violência simbólica; Instagram.
Abstract
Symbolic violence directed at women through digital media and social networks is an increasingly present reality, as the various forms of violence become naturalized and trivialized. Given this context, this research aimed to understand how the teaching of Sociology can contribute to the process of denaturalization of symbolic violence suffered by women in digital media and social networks, using Instagram and allied to the assumptions of Historical-Critical Pedagogy (APS). For research development, was carried out qualitative pedagogical-intervention research with students from the 3rd grade of high school in a state public school in Campos dos Goytacazes - RJ. The results showed that students could denaturalize symbolic violence and socially inculcated gender roles based on a didactic sequence based on the PHC.
Keywords: Sociology Teaching; Symbolic violence; Instagram.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 262
- pdf downloads: 199