Representações sobre a relação educativa na prática docente de professores da área de ciências exatas
The educational relationship on the teaching practice in the teachers in the pure sciences
Resumo
O interesse nos estudos sobre a formação de professores vem aumentando na atualidade, tendo em vista os inúmeros desafios da docência no cenário educacional. Este estudo, cujo tema é a relação que os graduandos da área de ciências exatas estabelecem com os professores formadores, tem como objetivo analisar, a partir das representações de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química, as relações construídas entre estes e as implicações no processo de formação docente. A partir dos relatos trazidos acerca dessa relação, concluímos que os professores formadores são motivados pela docência, exigem os conteúdos curriculares, ao tempo em que estabelecem com os estudantes relações de proximidade, confiança, diálogo, despertam o senso crítico, instigam a aprendizagem, o que pode reverberar na atuação dos futuros professores da escola básica.
Palavras-chave: Formação de professores; Área de ciências exatas; Ensino superior; Relação educativa.
Abstract
The interest in studies on teacher education has been gaining popularity, in light of the many challenges of teaching in the educational system. This study, whose theme is the relationship that undergraduate students in the pure sciences establish with educators, aims to analyze, from the representations of teachers and students of undergraduate courses in Physics, Mathematics and Chemistry, the relationships built between these and the implications for the teacher training process. From the reports brought about this relationship, we conclude that the teacher educators are motivated by teaching, they demand the curricular content, while they establish close relationships with students, trust, dialogue, arouse critical thinking, instigate learning, which can reverberate in the performance of future teachers in the Elementary School.
Keywords: Teacher training; Pure science area; Higher education; Educational relationship
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 117
- pdf downloads: 117