Representações sobre a relação educativa na prática docente de professores da área de ciências exatas

The educational relationship on the teaching practice in the teachers in the pure sciences

Autores

  • Claudson Cerqueira Santana claudson.cerqueira@gmail.com
    UEFS
  • Marinalva Lopes Ribeiro marinalva_biodanza@hotmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) https://orcid.org/0000-0002-9197-1341

Resumo

O interesse nos estudos sobre a formação de professores vem aumentando na atualidade, tendo em vista os inúmeros desafios da docência no cenário educacional. Este estudo, cujo tema é a relação que os graduandos da área de ciências exatas estabelecem com os professores formadores, tem como objetivo analisar, a partir das representações de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química, as relações construídas entre estes e as implicações no processo de formação docente. A partir dos relatos trazidos acerca dessa relação, concluímos que os professores formadores são motivados pela docência, exigem os conteúdos curriculares, ao tempo em que estabelecem com os estudantes relações de proximidade, confiança, diálogo, despertam o senso crítico, instigam a aprendizagem, o que pode reverberar na atuação dos futuros professores da escola básica.

Palavras-chave: Formação de professores; Área de ciências exatas; Ensino superior; Relação educativa.

 

 

Abstract

The interest in studies on teacher education has been gaining popularity, in light of the many challenges of teaching in the educational system. This study, whose theme is the relationship that undergraduate students in the pure sciences establish with educators, aims to analyze, from the representations of teachers and students of undergraduate courses in Physics, Mathematics and Chemistry, the relationships built between these and the implications for the teacher training process. From the reports brought about this relationship, we conclude that the teacher educators are motivated by teaching, they demand the curricular content, while they establish close relationships with students, trust, dialogue, arouse critical thinking, instigate learning, which can reverberate in the performance of future teachers in the Elementary School.

Keywords: Teacher training; Pure science area; Higher education; Educational relationship

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudson Cerqueira Santana, UEFS

 

Psicólogo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e doutorando em Psicologia: Cognição e Comportamento, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: claudson.cerqueira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9689-1896

 

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pedagoga. Mestrado em Educação pela UFBA; Doutorado pela Université de Sherbrooke, Canadá; Pós-Doutorado pela UNISINOS; Professora Plena aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). E-mail: marinalva_biodanza@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9197-1341

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 117
  • pdf downloads: 117

Como Citar

CERQUEIRA SANTANA, C.; LOPES RIBEIRO, M. Representações sobre a relação educativa na prática docente de professores da área de ciências exatas: The educational relationship on the teaching practice in the teachers in the pure sciences . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4443. Acesso em: 26 dez. 2024.