O contexto da inclusão escolar nos Institutos Federais e no Ensino Médio integrado
The context of school inclusion in federal institutes and integrated high school
Resumo
Os Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE veem realizando várias atuações com estudantes Público-Alvo da Educação Especial - PAEE. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo foi o de descrever o contexto da inclusão de estudantes PAEE em um Instituto Federal do interior de São Paulo, especificamente nas ações relacionadas ao NAPNE e ao apoio ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa qualitativa esteve caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo, realizado com base em entrevistas com o representante do núcleo. Os dados apontaram que o NAPNE tinha em desenvolvido um trabalho contínuo para a inclusão escolar dos estudantes que se iniciava após o ingresso de estudantes que necessitavam de acessibilidade, com principal foco de atuação no ensino. Porém, existiram lacunas relacionadas ao papel do núcleo decorrendo da inexistência do Atendimento Educacional Especializado.
Palavra-chave: Inclusão Escolar; Ensino Médio Integrado; Institutos Federais.
Abstract
The Support Center for People with Specific Educational Needs-NAPNE suppliers performing various activities with students Target Audience of Special Education-PAEE. In this perspective, the objective, the article was described in the context of the inclusion of PAEE students in a federal institute in the interior of São Paulo, specifically in actions related to Integrated High School. Qualitative research is characterized as a descriptive case study, carried out based on identification with the representative of the nucleus. The data indicate that NAPNE has developed a continuous work for the inclusion of students in school, which starts after the entry of students who specify accessibility, with the main focus of action in teaching. However, there are gaps related to the role of the nucleus due to the lack of Specialized Educational Service.
Key words: School Inclusion; Integrated High School; Federal Institutes.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 614
- pdf downloads: 745