O contexto da inclusão escolar nos Institutos Federais e no Ensino Médio integrado

The context of school inclusion in federal institutes and integrated high school

Autores

  • Ana Beatriz Momesso Franco abmomesso@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Ariela Rios Vilaronga carlavilaronga@gmail.com
    Instituto Federal de São Paulo-IFSP – Câmpus São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6050-2369

Resumo

Os Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE veem realizando várias atuações com estudantes Público-Alvo da Educação Especial - PAEE. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo foi o de descrever o contexto da inclusão de estudantes PAEE em um Instituto Federal do interior de São Paulo, especificamente nas ações relacionadas ao NAPNE e ao apoio ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa qualitativa esteve caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo, realizado com base em entrevistas com o representante do núcleo. Os dados apontaram que o NAPNE tinha em desenvolvido um trabalho contínuo para a inclusão escolar dos estudantes que se iniciava após o ingresso de estudantes que necessitavam de acessibilidade, com principal foco de atuação no ensino. Porém, existiram lacunas relacionadas ao papel do núcleo decorrendo da inexistência do Atendimento Educacional Especializado.

Palavra-chave: Inclusão Escolar; Ensino Médio Integrado; Institutos Federais.

 

 

Abstract

The Support Center for People with Specific Educational Needs-NAPNE suppliers performing various activities with students Target Audience of Special Education-PAEE. In this perspective, the objective, the article was described in the context of the inclusion of PAEE students in a federal institute in the interior of São Paulo, specifically in actions related to Integrated High School. Qualitative research is characterized as a descriptive case study, carried out based on identification with the representative of the nucleus. The data indicate that NAPNE has developed a continuous work for the inclusion of students in school, which starts after the entry of students who specify accessibility, with the main focus of action in teaching. However, there are gaps related to the role of the nucleus due to the lack of Specialized Educational Service.

Key words: School Inclusion; Integrated High School; Federal Institutes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Momesso Franco, Universidade Federal de São Carlos

 

Mestranda em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Graduada em Pedagogia pela Unesp – Bauru. Pesquisadora do grupo Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial – FOREESP e do Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica

E-mail: abmomesso@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0323-9004

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo-IFSP – Câmpus São Carlos

Docente do Instituto Federal de São Paulo-IFSP – Câmpus São Carlos; docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial- PPGEEs- Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Pesquisadora do grupo Formação de Recursos Humanos e líder do grupo de pesquisa Ensino em Educação Especial – FOREESP e do Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica. Graduada em Pedagogia (Universidade Estadual Paulista-UNESP), Mestre em Educação (UNESP) e Doutora em Educação Especial (UFSCar)

São Carlos, Brasil, crios@ifsp.edu.br.  

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6050-2369

 

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 623
  • pdf downloads: 747

Como Citar

MOMESSO FRANCO, A. B. .; RIOS VILARONGA, C. A. . O contexto da inclusão escolar nos Institutos Federais e no Ensino Médio integrado: The context of school inclusion in federal institutes and integrated high school. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4420. Acesso em: 9 dez. 2024.