Bullying no ambiente escolar: Levantamento bibliográfico das publicações nos anais de um Instituto Federal de ensino

Bullying in the school environment: Bibliographic survey of publications in the annals of a Federal Education Institute

Autores

Resumo

 O ambiente escolar possui em seus lócus, uma diversidade de culturas, religiões, etnias e características que o fazem propício às discriminações e violências, dentre elas está o bullying. O objetivo desse estudo, consiste em investigar publicações dos anais de eventos em um instituto federal, com intuito de identificar, quais pesquisas têm em seu cerne o bullying no âmbito escolar como objeto de estudo, buscando em suas singularidades novas nuances sobre esse fenômeno. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a coleta de dados, foi pesquisado o corpus documental nos anais dos eventos disponíveis no site de Publicações de um instituto de ensino. As palavras-chaves utilizadas para a seleção dos trabalhos analisados foram “bullying”, “violência escolar” e “conflitos”. Após selecionados, os manuscritos foram classificados em “resumos expandidos”, “artigos completos” e/ou “dissertações de mestrado” e foram também quantificados o gênero da autoria da pesquisa (masculino ou feminino). À luz dessas características já descritas, foram selecionados oito trabalhos. Desse modo, foi possível observar, a variedade de formas e contextos em que o bullying se apresenta, e como sua prática, fica muitas vezes estereotipada em ações consideradas habituais e comuns.

Palavras-chave: Bullying. Violência escolar. Conflitos.  Ensino.

 

Abstract

The school environment has in its locus, a diversity of cultures, religions, ethnicities and characteristics that make it conducive to discrimination and violence, among them is bullying. The objective of this study is to investigate publications from the annals of events in a federal institute, in order to identify, which research has at its core bullying at school as an object of study, seeking in its singularities new nuances about this phenomenon. This is a research with a qualitative approach, such as a bibliographic survey. For data collection, the documentary corpus was researched in the annals of the events available on the Publications website of an educational institute. The keywords used to select the analyzed papers were “bullying”, “school violence” and “conflicts”. After being selected, the manuscripts were classified into “expanded abstracts”, “complete articles” and / or “master's dissertations” and the gender of the author of the research (male or female) was also quantified. In light of these characteristics already described, eight works were selected. Thus, it was possible to observe the variety of forms and contexts in which bullying occurs, and as its practice, it is often stereotyped in actions considered habitual and common.

Keywords: Bullying. School violence. Conflicts

Biografia do Autor

Carla Cristina Rodrigues Santos, IFMT

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (2014). Segunda Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista UNIP (2017), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de ensino de Tangará da Serra. Pós-graduada em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), centro de referência de Jaciara. Atualmente é professora efetiva da rede municipal de ensino de Campo Verde MT e professora efetiva da secretaria de educação esporte e lazer do estado de Mato Grosso (SEDUC). carlarsantos2019@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5608-523X

 

Suzana Rodrigues de Almeida Martire , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente – svc Jaciara

 

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2015). Graduação em Complementação Pedagógica - IFMT (2021). Pós-Graduada Especialização em Ensino de Ciências da Natureza - IFMT (2021). suzzy_rodrigues@hotmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7272-1964

Bruna Pinheiro dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Octayde

 Professora anos iniciais do ensino fundamental. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista (2013). Licenciatura plena em Matemática pelo IFMT em andamento. Mestrado em Ensino, projeto de pesquisa em desenvolvimento, Bullying escolar diante do protagonismo juvenil: planejamento e ações de enfrentamento por meio de um aplicativo. Brunadosantos9313@hotmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0982-0411

 

Downloads

Publicado

01/12/2021