Contribuições das tecnologias digitais no ensino remoto a partir da pandemia da Covid-19

Contributions of digital tchnologies in remot teaching from the Covid-19 pandemic

Autores

Resumo

A pandemia da Covid-19 desencadeou a paralisação de diversos setores, incluindo o setor educacional; diversas instituições de ensino então, passaram a se adaptar às aulas remotas. As Tecnologias digitais mostram a sua relevância auxiliando os docentes e discentes no ensino-aprendizagem, facilitando a troca de informações no ambiente virtual. O artigo aborda as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) e suas ferramentas no auxílio às aulas remotas, refletindo sobre as possibilidades e desafios do seu uso no ensino. A investigação utilizou a pesquisa bibliográfica, pautada na literatura de artigos científicos. As abordagens pontuadas na pesquisa constataram a importância das TD como aliadas em especial no período do isolamento social, tornando-se indispensáveis no campo educacional, propiciando aos professores novas formas de ensino e aos alunos melhores oportunidades de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino remoto Emergencial; Pandemia da Covid-19; Ensino-aprendizagem.  

 

Abstract

The Covid-19 pandemic standstill the shutdown of several sectors, including the educational sector; miscellaneous educational institutions then began to adapt to remote classes. Digital Technologies show their relevance by helping teachers and students in teaching-learning, facilitating the exchange of information in the virtual environment. The article approaches the contributions of Digital Technologies (DT) and their tools to help remote classes, reflecting on the possibilities and challenges of their use in teaching. The investigation used bibliographical research, ruled on the literature of scientific articles. The approaches scored in the research found the importance of DT as allies, in special in the period of social isolation, becoming indispensable in the educational field, providing teachers with new ways of teaching, and students with better learning opportunities.

Keywords: Emergency remote education; Covid-19 Pandemic; Teaching-learning.

 

 

 

Biografia do Autor

Jacqueline dos Santos Ferreira, IFPA Campus Belém

Atualmente é graduanda em Ciências Biológicas, Licenciatura no oitavo Semestre pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, jacque16.santos95@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8598-1068

Gabriel Melo Cavalcante, IFPA Campus Belém

 

Atualmente é graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura no oitavo Semestre pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, bielmelo97gmc@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8598-1068

 

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, IFPA Campus Belém

 

Professora Doutora da Universidade do Estado do Pará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

suezilde.ribeiro@uepa.br, Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1661-7609

Downloads

Publicado

12/12/2021