Percepções dos alunos com e sem deficiência visual acerca da convivência na escola

Perceptions of students with and without visual impairment about school coexistence

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Resumo

Resumo

A inclusão vai muito além do simples fato de o aluno com deficiência frequentar o ensino regular. O ato de incluir proporciona conhecer o diferente, a diversidade, possibilitar a interação com outras pessoas. Neste trabalho foi utilizado um questionário com questões abertas onde os alunos, com e sem deficiência visual, de 8º e 9ª anos do ensino fundamental, responderam sobre suas percepções sobre a inclusão, o convívio entre os colegas, Atendimento Educacional Especializado e as dificuldades encontradas no ensino de Ciências. Percebemos que a inclusão beneficia os alunos com e sem deficiência visual, os educandos enfatizaram que ao conviver com a diferença eles crescem como pessoa. É com a inclusão que eles convivem com a diferença e se deparam com a diversidade, e percebem que cada um tem a sua individualidade e singularidade. 

Palavras-chave: Inclusão; Vivências; Deficiência Visual; Diversidade.

Abstract

Inclusion goes far beyond the simple fact that students with disabilities attend regular education. The act of including allows knowing the different, the diversity, enabling interaction with other people. In this work a questionnaire with open questions was used, where students with and without visual impairment, of 8th and 9th years of middle school, answered about their perceptions regarding inclusion, the interactions between colleagues, Specialized Educational Service and the difficulties encountered in science learning. We realized that inclusion benefits students with and without visual impairment, students emphasized that by living with difference they grow as a person. It is with inclusion that they live with difference and are faced with diversity and realize that each has its individuality and uniqueness.

Keywords: Inclusion; Experiences; Visual Impairment; Diversity.

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Biografia do Autor

Angela Michelotti, UFSM

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Luterana do Brasil (2012), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. E-mail: angela_michelotti@hotmail.com.

 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5445-7386

 

Elgion Lúcio da Silva Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do PPG em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PPG em Educação em Ciências UFRGS; UFSM; Unipampa. E-mail: elgion@base.ufsm.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7586-8168

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. . Percepções dos alunos com e sem deficiência visual acerca da convivência na escola: Perceptions of students with and without visual impairment about school coexistence. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4396. Acesso em: 26 dez. 2024.