Percepções dos alunos com e sem deficiência visual acerca da convivência na escola
Perceptions of students with and without visual impairment about school coexistence
Resumo
Resumo
A inclusão vai muito além do simples fato de o aluno com deficiência frequentar o ensino regular. O ato de incluir proporciona conhecer o diferente, a diversidade, possibilitar a interação com outras pessoas. Neste trabalho foi utilizado um questionário com questões abertas onde os alunos, com e sem deficiência visual, de 8º e 9ª anos do ensino fundamental, responderam sobre suas percepções sobre a inclusão, o convívio entre os colegas, Atendimento Educacional Especializado e as dificuldades encontradas no ensino de Ciências. Percebemos que a inclusão beneficia os alunos com e sem deficiência visual, os educandos enfatizaram que ao conviver com a diferença eles crescem como pessoa. É com a inclusão que eles convivem com a diferença e se deparam com a diversidade, e percebem que cada um tem a sua individualidade e singularidade.
Palavras-chave: Inclusão; Vivências; Deficiência Visual; Diversidade.
Abstract
Inclusion goes far beyond the simple fact that students with disabilities attend regular education. The act of including allows knowing the different, the diversity, enabling interaction with other people. In this work a questionnaire with open questions was used, where students with and without visual impairment, of 8th and 9th years of middle school, answered about their perceptions regarding inclusion, the interactions between colleagues, Specialized Educational Service and the difficulties encountered in science learning. We realized that inclusion benefits students with and without visual impairment, students emphasized that by living with difference they grow as a person. It is with inclusion that they live with difference and are faced with diversity and realize that each has its individuality and uniqueness.
Keywords: Inclusion; Experiences; Visual Impairment; Diversity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 138
- pdf downloads: 138